Conteúdo
DESCRIÇÂO
O MIEF-FCUL é da responsabilidade do Departamento de Física que tem um papel central na formação dos alunos, recorrendo-se a outros Departamentos da FCUL e a Instituições externas para o ensino nas suas áreas de competência. O DF, com experiência de formação de mais de duas décadas em Eng. Física/Física Tecnológica, viu recentemente os seus recursos reforçados, através da integração de um grupo de investigadores do ex-INETI e respectivas infra-estruturas. A integração deste grupo permite disponibilizar para esta formação novas valências e uma experiência na abordagem de problemas sob especificações externas, em particular, no domínio das tecnologias ópticas, da engenharia opto-mecânica, da qualidade e da metrologia e instrumentação, com o apoio de laboratórios devidamente equipados.
O projecto conta com colaborações institucionais relevantes no domínio da metrologia e da qualidade, através da participação do Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) e do Instituto Português de Qualidade (IPQ), vértice do Sistema Nacional de Metrologia. A participação do Instituto Tecnológico e Nuclear (ITN), garante também a intervenção de investigadores com larga experiência em áreas como as ciências e técnicas nucleares, a protecção e segurança radiológica e ainda a ciência e engenharia de materiais. A intervenção destas instituições externas, em paralelo com as infra-estruturas internas e as cooperações internacionais existentes, garantem um vasto leque de formação e de inserção dos formandos no mercado de trabalho.
O curso está estruturado em três etapas: uma primeira etapa de formação geral em Física, Matemática e Electrónica, que engloba o 1º e 2º anos, uma segunda etapa de formação complementar (3º ano) que inclui disciplinas de Física, Engenharia e Economia e Gestão, e uma terceira etapa de formação específica (4º e 5º anos), que fornece aos alunos uma formação avançada em Física aplicada e questões de índole tecnológica, tanto a nível da análise como da concepção. Nestes dois últimos anos são disponibilizadas opções que permitem direccionar os estudantes de acordo com os seus interesses profissionais ou científicos.