Apresentação do Curso
O ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Orientação Educativa tem como objectivo principal formar profissionais capazes de intervir adequadamente, com base numa caracterização rigorosa da situação em causa, na mudança dessa mesma situação, o que exige competências a nível teórico-práticas e instrumentais.
Atendendo a que a formação anterior dos potenciais candidatos não teve como base a investigação para a acção, esta formação terá de providenciar espaço e tempo para aquisição de novas competências: Porque trabalhar com a diversidade dos públicos (o modelo actual contempla o trabalho com o aluno médio) não é contemplada nos cursos de formação inicial ou é apenas abordada com bastante superficialidade, desencadeando medos infundados, uma grande componente de formação será dirigida à caracterização das implicações educativas que esta situação desencadeia e às respectivas estratégias de actuação, em ambientes educativos.
A formação, contemplando a acção em contexto desenvolvida em equipa com todos os intervenientes, constitui a aposta deste programa que, sabendo à partida ser mais exigente em tempo e em esforço é, de acordo com a experiência havida neste âmbito, uma das melhores estratégias para mobilizar a comunidade educativa e os seus mais directos intervenientes, no sentido de mudar situações que se julgavam imutáveis. Os dois anos parecem, à partida, o tempo útil adequado para poder dar espaço à reflexão e experimentação e avaliação de outras estratégias e materiais.
Este curso integra a componente Formação Especializada, acreditada pelo Conselho Científico da Formação Contínua, pelo que os professores licenciados, com profissionalização e com 5 anos de serviço, à entrada para o curso, poderão aceder ao estatuto de Professor para o exercício de outras funções ou actividades educativas especializadas, no respectivo concurso (art.º 56, al. f, Estatuto da Carreira Docente, 2007).