Um curso que esteve na base de emprego para uns e de maior sucesso profissional para outros.
Com este curso, a ESJ pretende contribuir para que cada aluno adquira conhecimentos de saber fazer para uma profissão nas áreas da comunicação, do marketing e de relações públicas.
Metodologia Inovadora
Mais do que o aprender tradicional importa a compreensão do funcionamento das coisas e dos fenómenos.
Quem compreende sabe fazer e encontrar as melhores soluções.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Metodologia
- Mais que a teoria privilegia-se a experiência.
- Mais que o saber abstrato, importa o saber fazer.
- Mais que aprender, interessa compreender as coisas, os fenómenos e os atos vendo todas as dimensões.
- Quem compreende é capaz de construir soluções e de ser líder.
- Mais que assistir pretende-se a participação proactiva.
- Mais que técnicos queremos formar líderes.
Destinatários
- Profissionais de Comunicação e Marketing que pretendam melhorar as suas competências.
- Recém-licenciados que pretendam uma especialização em assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Públicas.
- Técnicos de comunicação em geral.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Saberes e Competências
- Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
- Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
- Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
Módulos
Módulo I - COMUNICAÇÃO, ESTRATÉGIA E GESTÃO
- Conceptualização de Comunicação: teorias e funções. Paul Watzlawick e Dominique Wolton.
- Principais axiomas desde os anos 50 do Séc. XX. Os cinco cenários da comunicação.
- Mensagem e imagem em comunicação.
- Estratégias de comunicação. Estratégia e tática. Funções das estratégias.
- Como elaborar planos estratégicos de comunicação.
- Comunicação e gestão inteligente. A comunicação gere-se. Conceitos de gestão.
- O papel da comunicação em sistemas de gestão inteligente.
- Comunicação e gestão de situações de crise. Conceitos. Fases. Gabinete. Estratégias.
Módulo II - COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA E EXTERNA. PROTOCOLO
- Comunicação Organizacional. Revisão de conceitos.
- Comunicação Externa. Conceito e desafios.
- Os Canais de comunicação externa e a eficiência da comunicação.
- O Protocolo como instrumento de Comunicação Externa.
- Introdução ao Protocolo – A imagem e a simbologia oficial (Bandeira e Hino).
- Presidência e precedências – Aplicação da Lei nº40/2006.
- Comunicação Interna. Definição e desafios da comunicação interna.
- O contexto e os atores, identificação e extra expectativas
- Canais de Comunicação Interna, vantagens e desvantagens.
- Fluxos da comunicação e a evolução para a comunicação colaborativa e participativa.
- Comunicação colaborativa, que canais utilizar?
- Plano de Comunicação Interna, monitorização e avaliação.
Módulo III - COMUNICAÇÃO POLÍTICA E CAMPANHAS ELEITORAIS
- Comunicação política.
- Comunicação dos governos.
- Comunicação Municipal. Exemplos e especificidades.
- A Comunicação nas campanhas eleitorais.
- Os vários tipos de campanha eleitorais.
- O diagnóstico do espaço eleitoral.
- Segmentação do espaço eleitoral.
- Objetivos. Mensagem (slogan), imagem, discurso.
- Opções estratégicas e o lugar da batalha.
- O(s) candidato(s).
- Modelo organizacional de campanha.
- Plano de campanha.
Módulo IV - COMUNICAÇÃO: JORNALISMO E ASSESSORIA
- Os jornalistas querem é notícias\".
- Jornalistas e assessores: uma relação (im)possível.
- A interdependência; o conflito, o jornalês; o \'vai-e-vem\' entre jornalistas e assessoria.
- Enquadramento ético-legal.
- Estratégias de sedução.
- “Os jornalistas adoram crises de comunicação\".
- Analógicas e digitais.
- Como reagir perante as crises. A preparação das crises. Análise de casos.
- \"A primeira mentira é dizer que não se mente\": o spinning da informação.
- Porquê o spinning. As ferramentas de spinning.
- As fake news como spinning digital. Análise de casos.
- O press release: a filosofia do press release. As melhores técnicas.
- O press release e o jornalês.
- O press release digital. Analise de casos e realização de exemplos práticos.
Módulo V - MARKETING ORGANIZACIONAL E MARKETING DIGITAL
- Tendências e Evolução do Marketing.
- Marketing 1.0; Marketing 2.0. Marketing 3.0.
- Marketing 3.0 e a era da participação.
- Tecnologia da nova vaga.
- “OS DEZ PECADOS MORTAIS DO MARKETING”– de PHILIP KOTLER.
- O Marketing como instrumento/ferramenta da comunicação
- A comunicação de marketing.
- Comunicação integrada de marketing.
- O Marketing como um processo social
- Métricas do marketing
- Plano de Marketing – do objetivo à ação.
- Caso prático.
- Elaboração de um plano de marketing.
Módulo VI - RELAÇÕES PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
- Conceito, objectivos e tipos de eventos.
- Fases de organização de eventos.
- Check-list geral de planeamento.
- Planeamento logístico, gestão de recursos e orçamentos.
- Análise de custos e proveitos.
- Divulgação.
- Instrumentos de controle e coordenação.
- Comunicar: Press Release, Press Kit, Conferência de Imprensa, Press Clipping.
- Casos práticos e simulações.
Módulo VII - CONSTRUIR O DISCURSO, FALAR EM PÚBLICO E MEDIA TRAINING
- Tipos e modelos e discursos. A mensagem e o discurso. Valores das palavras.
- Expressão corporal. Linguagem gestual. Argumentação. As emoções e os sentimentos.
- A elaboração do discurso.
- A voz. O tom. A dicção. A sonoridade. O ritmo.
- A postura do orador. O tempo do discurso.
- Exercícios de expressão corporal, de linguagem gestual, de dicção e ritmo.
- Gravação individual de entrevistas em áudio e vídeo e respetiva análise.
- Segunda gravação individual com desafio de correção de fragilidades.
- Gravação de discurso em áudio e vídeo e respetiva análise em grupo.
Ensaio Final - ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Saberes e Competências
- Transmitir os conhecimentos mais avançados de comunicação e de marketing.
- Aprofundar temas específicos do dia-a-dia da comunicação, do marketing e das relações públicas.
- Realizar workshops, nomeadamente sobre construir o discurso e o falar em público e media training.
Condições de inscrição
- Licenciatura na área das ciências sociais ou equivalente.
- O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
- Currículo vitae
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Certificado de habilitações e respetiva classificação final
- Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
- Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular