Curso Comunicação e Gestão em Saúde - Semi-presencial

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  • Dirigido a
    Profissionais que estejam ou pretendam estar na primeira linha de contacto com os cidadãos.
    Profissionais de farmácias comunitárias.
    Profissionais de unidades e departamentos de saúde pública.
    Profissionais de centros de saúde,centros de tratamento e diagnóstico e hospitais.
    Profissionais de consultórios e clínicas.
    Comerciais na área da saúde e bem estar.
    Técnicos de comunicação na área da saúde.
    Público em geral que pretenda adquirir/reforçar as suas competências nesta área.
  • Conteúdo
    A saúde está cada vez mais na ordem do dia seja pela importância que o ser humano cada vez mais lhe atribuiu na sociedade moderna, seja pelo mediatismo a que está sujeita. A saúde é mesmo das áreas que mais tempo e espaço ocupam atualmente na comunicação social.

    O setor da saúde é um setor que se encontra constantemente em pressão e um foco de crises mediáticas constantes, muitas vezes devastadoras para a credibilidade e notoriedade das instituições e profissionais.

    A preocupação pela saúde e pelo bem-estar tem levado a um crescimento exponencial nas campanhas e ações de promoção da saúde, dando lugar a novas técnicas e abordagens de comunicação.

    Os desafios que o setor enfrenta, o imediatismo das decisões no mundo moderno e a necessidade de dar reposta a inúmeros problemas fazem da comunicação especializada em saúde uma ferramenta essencial de apoio à gestão.

    As Organizações no Serviço Nacional de Saúde e os seus dirigentes (hospitais, ARS, ACES) precisam cada vez mais de comunicar bem para servir os utentes, para se afirmarem e motivarem. As Organizações nos Serviços privados de saúde precisam cada vez mais de comunicar bem. Precisam de gerir cada vez melhor utilizando a comunicação como ferramenta indispensável de motivação e explicação dos objetivos e dificuldades.

    Os quadros que trabalham em Serviços de Saúde, sobretudo os que exercem serviços nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, precisam de conhecer as várias dimensões da comunicação analógica e digital.

    Este Curso tem como objetivo dar resposta a estas necessidades e reforçar as competências dos participantes.

    Metodologia Inovadora
    Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
    Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.

    Saberes e Competências
    • Saber implementar estratégias eficazes de comunicação.
    • Capacidade de implementação de estratégias eficazes de comunicação: situação de rotina vs. situação de crise.
    • Competências de implementação de estratégias eficazes de comunicação adaptadas à audiência.
    • Aplicação de métodos e ferramentas de diagnóstico, de vulnerabilidades, de literacia e numeracia em saúde.
    • Capaciade de escolha de formatos e canais de comunicação eficazes na área de comunicação em saúde.
    • Competência para a avaliação de ações de comunicação e mudança comportamental.

    Módulo I APRESENTAÇÃO, METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO
    • Metodologia participativa e colaborativa, privilegiando a compreensão face ao aprender e o saber-fazer face aos conhecimentos teóricos.
    • Comunicação como arte, ciência e ferramenta.
    • A gestão como conquista de resultados através dos recursos humanos e financeiros.
    • Estudo de um caso prático de comunicação organizacional
    Módulo II O SISTEMA MEDIÁTICO
    • Os sistemas mediáticos e os diversos órgãos de comunicação em Portugal e na Europa.
    • Os jornalistas: quem são, como agem, o que procuram e as regras que os orientam
    • As empresas dos órgãos de comunicação social.
    • Como contactar e relacionar-se com eficiência com os jornalistas e os órgãos de comunicação.
    • A notícia – o que é e como pode ser disseminada.
    • O Press Release. Como se elabora e como se difunde.
    • A entrevista. Em que consiste. Como agir e conseguir resultados positivos.
    • O sistema mediático como veículo de tomada de decisões e de definição de políticas nas Organizações e no Estado.
    • Estudo de um cado prático e elaboração de press release eficiente.
    Módulo III COMUNICAR EM SAÚDE (AGIR E REAGIR) POTENCIALIDADES E PERIGOS
    • Os desafios de comunicar em saúde.
    • O que difere a comunicação em saúde da restante comunicação mediática.
    • Como e o que comunicar em saúde.
    • A gestão de um gabinete de imprensa hospitalar.
    • Quais os públicos da comunicação em saúde, como adaptar estratégias para diferentes públicos.
    • Estratégias de comunicação em saúde (interna e externa) – Casos práticos.
    Módulo IV GESTÃO DE PROJETOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA NA ÁREA DA SAÚDE
    • A importância de uma comunicação interna sólida como ferramenta de gestão.
    • Estratégia de comunicação interna.
    • Estratégia de comunicação externa.
    • Criação de mecanismos de comunicação pró-ativos em vez de reativos.
    • Programas, ações e projetos.
    • Estudo de projetos/eventos/iniciativas: casos reais.
    • Gerir projetos para alcançar os resultados esperados (a estratégia, a motivação, a mudança, o tempo, os recursos, a organização)
    • O desempenho e as estratégias competitivas e colaborativas.
    • O desempenho como resultado da motivação, resiliência e competência.
    • Elaboração de um projeto numa organização de saúde de média dimensão.
    Nota: Além do formador será convidado um médico, um administrador hospitalar e um técnico de relações públicas para partilha de experiências

    Módulo V GESTÃO DE CRISES DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
    • Conceitos de conflito e de crise
    • As fases do conflito e a sua resolução.
    • O papel da comunicação na resolução de conflitos.
    • As fases das situações de crise.
    • O gabinete de crise: quem devem ser os seus membros, quantos, reuniões e atuação.
    • Princípios determinantes na comunicação de crise.
    • Estratégias de ação face a situações de crise.
    • Estudo prático de gestão e comunicação em situações de crise, nomeadamente em Unidades de Saúde.
    • A importância da liderança clínica/gestão numa crise.
    • Casos de estudo reais.
    Nota: Além do formador será convidado um agente das forças de segurança e um administrador hospitalar para darem a sua visão com base num caso real.

    Módulo VI COMUNICAÇÃO 360º E A DIMENSÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA A GESTÃO INTELIGENTE NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
    • Conceito de comunicação integrada
    • Comunicação um sistema em si mesmo em interação com outros sistemas, onde tem um papel decisivo. Teoria dos sistemas.
    • Estratégias e táticas
    • As estratégias de comunicação no domínio da saúde
    • Comunicação multicanal analógica e digital, por meios próprios e através do sistema mediático.
    • Tudo comunica – é impossível não comunicar - ou a constância e omnipresença da comunicação.
    • A várias dimensões da comunicação.
    • Estudo de um caso prático de comunicação multicanal
    Módulo VII GESTÃO: CONCEITO, MODELOS E GESTÃO INTELIGENTE
    • Os objetivos e papéis da comunicação na gestão em saúde.
    • O fator humano com principal elemento da gestão.
    • Modelos e estratégias de gestão ao longo dos tempos.
    • O modelo de gestão inteligente.
    • O papel da liderança na gestão.
    • O que é ser líder e as diversas tipologias e estratégias de liderança.
    • Atributos naturais e atribuídos adquiridos dos líderes.
    • Autoridade, poder e liderança.
    • Gestão Inteligente e liderança.
    • Estudo de caso prático de gestão inteligente.
    Módulo VIII PLANO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO E PLANO ESTRATÉGICO DE GESTÃO
    • Conceitos de plano. O entendimento na atualidade de planeamento.
    • Os princípios e vantagens do plano;
    • As etapas de um plano.
    • A missão, a visão, os valores e a estratégia num plano de comunicação.
    • A missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos e instrumentais num plano de gestão.
    • Caso prático: elaboração de um plano de comunicação e de um plano de gestão de uma Organização de Saúde de média dimensão.
    Módulo IX COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E PROTOCOLO
    • Conceito tipologia e papel das Relações Públicas.
    • Visão histórica de Relações Públicas.
    • As técnicas de Relações Públicas e a Organização de Eventos
    • O Protocolo
    • Caso prático: a organizar um evento numa Instituição de Saúde de média dimensão
    Módulo X A COMUNICAÇÃO E O MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS
    • As potencialidades da Internet
    • O website e os blogs – Tipologias (do pessoal ao organizacional)
    • O que é e em que consiste a comunicação e o marketing digital: modelos, estratégias e funcionamento.
    • Como comunicar bem através das redes sociais.
    • Estudo de um caso prático de comunicação digital de uma Organização de Saúde;
    Módulo XI COMO AFIRMAR E CONTROLAR A IMAGEM PÚBLICA, A NOTORIEDADE E REPUTAÇÃO NA OPINIÃO PÚBLICA DE UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE E DOS SEUS LÍDERES
    • Conceitos de imagem, notoriedade e reputação.
    • Como se faz uma imagem sólida e respetivos atributos tangíveis e intangíveis.
    • Conceitos de Espaço Público e Opinião Publica.
    • Como estudar a Opinião Pública.
    • Conceito de sondagens e focus group.
    • Como se faz e lê objetivamente uma sondagem.
    • Como se elaboram as mensagens para criar imagens sólidas e reputações positivas.
    • O storytelling organizacional e pessoal com vista à imagem, notoriedade e reputação.
    • Caso prático: elaborara mensagem e definir os atributos de imagem de uma Organização de Saúde.
    Módulo XII ELABORAR E DIZER O DISCURSO. WORKSHOP DE EXPRESSÃO CORPORAL E MEDIA TRAINING
    • O que é o discurso
    • Principais técnicas de falar em público – Como se perde o medo e se comunica eficazmente.
    • A argumentação e os vários tipos de argumentos
    • Sessão de expressão corporal e linguagem gestual para falar em público
    • Media-training para entrevistas e debates em rádio e televisão.
    Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
    • A experiência de dois jornalistas de rádio (TSF e Antena 1).
      Desafios de comunicar “saúde e gestão” em rádio.
    • Como funciona o jornalismo de televisão
    • “Histórias” que sejam notícia de valor acrescentado
    • O papel da comunicação de proximidade ao utente nas Unidades de Saúde Familiares
      • A experiência e o debate de médicos e gestores
      • Como comunicar nas USF´s.
    • Como funciona o jornalismo de imprensa escrita
      • A experiência de jornalistas (Público e Lusa)
      • Como compatibilizar a “urgência” da imprensa com o tempo das instituições.
    • A importância da comunicação em Organizações de Saúde
      • A experiência de técnicos de comunicação a trabalhar em Saúde.
      • A experiencia de profissionais da área da saúde e a sua visão da comunicação.
    Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
    O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
    Condições de inscrição
    • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
    • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

    Documentos necessários
    • Currículo vitae
    • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
    • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
    • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
    • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular

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