A saúde está cada vez mais na ordem do dia seja pela importância que o ser humano cada vez mais lhe atribuiu na sociedade moderna, seja pelo mediatismo a que está sujeita. A saúde é mesmo das áreas que mais tempo e espaço ocupam atualmente na comunicação social.
O setor da saúde é um setor que se encontra constantemente em pressão e um foco de crises mediáticas constantes, muitas vezes devastadoras para a credibilidade e notoriedade das instituições e profissionais.
A preocupação pela saúde e pelo bem-estar tem levado a um crescimento exponencial nas campanhas e ações de promoção da saúde, dando lugar a novas técnicas e abordagens de comunicação.
Os desafios que o setor enfrenta, o imediatismo das decisões no mundo moderno e a necessidade de dar reposta a inúmeros problemas fazem da comunicação especializada em saúde uma ferramenta essencial de apoio à gestão.
As Organizações no Serviço Nacional de Saúde e os seus dirigentes (hospitais, ARS, ACES) precisam cada vez mais de comunicar bem para servir os utentes, para se afirmarem e motivarem. As Organizações nos Serviços privados de saúde precisam cada vez mais de comunicar bem. Precisam de gerir cada vez melhor utilizando a comunicação como ferramenta indispensável de motivação e explicação dos objetivos e dificuldades.
Os quadros que trabalham em Serviços de Saúde, sobretudo os que exercem serviços nas áreas das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, precisam de conhecer as várias dimensões da comunicação analógica e digital.
Este Curso tem como objetivo dar resposta a estas necessidades e reforçar as competências dos participantes.
Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.
Saberes e Competências
- Saber implementar estratégias eficazes de comunicação.
- Capacidade de implementação de estratégias eficazes de comunicação: situação de rotina vs. situação de crise.
- Competências de implementação de estratégias eficazes de comunicação adaptadas à audiência.
- Aplicação de métodos e ferramentas de diagnóstico, de vulnerabilidades, de literacia e numeracia em saúde.
- Capaciade de escolha de formatos e canais de comunicação eficazes na área de comunicação em saúde.
- Competência para a avaliação de ações de comunicação e mudança comportamental.
Módulo I APRESENTAÇÃO, METODOLOGIA, AVALIAÇÃO E INTRODUÇÃO AOS CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO E GESTÃO
- Metodologia participativa e colaborativa, privilegiando a compreensão face ao aprender e o saber-fazer face aos conhecimentos teóricos.
- Comunicação como arte, ciência e ferramenta.
- A gestão como conquista de resultados através dos recursos humanos e financeiros.
- Estudo de um caso prático de comunicação organizacional
Módulo II O SISTEMA MEDIÁTICO
- Os sistemas mediáticos e os diversos órgãos de comunicação em Portugal e na Europa.
- Os jornalistas: quem são, como agem, o que procuram e as regras que os orientam
- As empresas dos órgãos de comunicação social.
- Como contactar e relacionar-se com eficiência com os jornalistas e os órgãos de comunicação.
- A notícia – o que é e como pode ser disseminada.
- O Press Release. Como se elabora e como se difunde.
- A entrevista. Em que consiste. Como agir e conseguir resultados positivos.
- O sistema mediático como veículo de tomada de decisões e de definição de políticas nas Organizações e no Estado.
- Estudo de um cado prático e elaboração de press release eficiente.
Módulo III COMUNICAR EM SAÚDE (AGIR E REAGIR) POTENCIALIDADES E PERIGOS
- Os desafios de comunicar em saúde.
- O que difere a comunicação em saúde da restante comunicação mediática.
- Como e o que comunicar em saúde.
- A gestão de um gabinete de imprensa hospitalar.
- Quais os públicos da comunicação em saúde, como adaptar estratégias para diferentes públicos.
- Estratégias de comunicação em saúde (interna e externa) – Casos práticos.
Módulo IV GESTÃO DE PROJETOS DE COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA NA ÁREA DA SAÚDE
- A importância de uma comunicação interna sólida como ferramenta de gestão.
- Estratégia de comunicação interna.
- Estratégia de comunicação externa.
- Criação de mecanismos de comunicação pró-ativos em vez de reativos.
- Programas, ações e projetos.
- Estudo de projetos/eventos/iniciativas: casos reais.
- Gerir projetos para alcançar os resultados esperados (a estratégia, a motivação, a mudança, o tempo, os recursos, a organização)
- O desempenho e as estratégias competitivas e colaborativas.
- O desempenho como resultado da motivação, resiliência e competência.
- Elaboração de um projeto numa organização de saúde de média dimensão.
Nota: Além do formador será convidado um médico, um administrador hospitalar e um técnico de relações públicas para partilha de experiências
Módulo V GESTÃO DE CRISES DE COMUNICAÇÃO EM SAÚDE
- Conceitos de conflito e de crise
- As fases do conflito e a sua resolução.
- O papel da comunicação na resolução de conflitos.
- As fases das situações de crise.
- O gabinete de crise: quem devem ser os seus membros, quantos, reuniões e atuação.
- Princípios determinantes na comunicação de crise.
- Estratégias de ação face a situações de crise.
- Estudo prático de gestão e comunicação em situações de crise, nomeadamente em Unidades de Saúde.
- A importância da liderança clínica/gestão numa crise.
- Casos de estudo reais.
Nota: Além do formador será convidado um agente das forças de segurança e um administrador hospitalar para darem a sua visão com base num caso real.
Módulo VI COMUNICAÇÃO 360º E A DIMENSÃO DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA A GESTÃO INTELIGENTE NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
- Conceito de comunicação integrada
- Comunicação um sistema em si mesmo em interação com outros sistemas, onde tem um papel decisivo. Teoria dos sistemas.
- Estratégias e táticas
- As estratégias de comunicação no domínio da saúde
- Comunicação multicanal analógica e digital, por meios próprios e através do sistema mediático.
- Tudo comunica – é impossível não comunicar - ou a constância e omnipresença da comunicação.
- A várias dimensões da comunicação.
- Estudo de um caso prático de comunicação multicanal
Módulo VII GESTÃO: CONCEITO, MODELOS E GESTÃO INTELIGENTE
- Os objetivos e papéis da comunicação na gestão em saúde.
- O fator humano com principal elemento da gestão.
- Modelos e estratégias de gestão ao longo dos tempos.
- O modelo de gestão inteligente.
- O papel da liderança na gestão.
- O que é ser líder e as diversas tipologias e estratégias de liderança.
- Atributos naturais e atribuídos adquiridos dos líderes.
- Autoridade, poder e liderança.
- Gestão Inteligente e liderança.
- Estudo de caso prático de gestão inteligente.
Módulo VIII PLANO ESTRATÉGICO DE COMUNICAÇÃO E PLANO ESTRATÉGICO DE GESTÃO
- Conceitos de plano. O entendimento na atualidade de planeamento.
- Os princípios e vantagens do plano;
- As etapas de um plano.
- A missão, a visão, os valores e a estratégia num plano de comunicação.
- A missão, a visão, os valores e os objetivos estratégicos e instrumentais num plano de gestão.
- Caso prático: elaboração de um plano de comunicação e de um plano de gestão de uma Organização de Saúde de média dimensão.
Módulo IX COMUNICAÇÃO: RELAÇÕES PÚBLICAS, ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS E PROTOCOLO
- Conceito tipologia e papel das Relações Públicas.
- Visão histórica de Relações Públicas.
- As técnicas de Relações Públicas e a Organização de Eventos
- O Protocolo
- Caso prático: a organizar um evento numa Instituição de Saúde de média dimensão
Módulo X A COMUNICAÇÃO E O MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS
- As potencialidades da Internet
- O website e os blogs – Tipologias (do pessoal ao organizacional)
- O que é e em que consiste a comunicação e o marketing digital: modelos, estratégias e funcionamento.
- Como comunicar bem através das redes sociais.
- Estudo de um caso prático de comunicação digital de uma Organização de Saúde;
Módulo XI COMO AFIRMAR E CONTROLAR A IMAGEM PÚBLICA, A NOTORIEDADE E REPUTAÇÃO NA OPINIÃO PÚBLICA DE UMA ORGANIZAÇÃO DE SAÚDE E DOS SEUS LÍDERES
- Conceitos de imagem, notoriedade e reputação.
- Como se faz uma imagem sólida e respetivos atributos tangíveis e intangíveis.
- Conceitos de Espaço Público e Opinião Publica.
- Como estudar a Opinião Pública.
- Conceito de sondagens e focus group.
- Como se faz e lê objetivamente uma sondagem.
- Como se elaboram as mensagens para criar imagens sólidas e reputações positivas.
- O storytelling organizacional e pessoal com vista à imagem, notoriedade e reputação.
- Caso prático: elaborara mensagem e definir os atributos de imagem de uma Organização de Saúde.
Módulo XII ELABORAR E DIZER O DISCURSO. WORKSHOP DE EXPRESSÃO CORPORAL E MEDIA TRAINING
- O que é o discurso
- Principais técnicas de falar em público – Como se perde o medo e se comunica eficazmente.
- A argumentação e os vários tipos de argumentos
- Sessão de expressão corporal e linguagem gestual para falar em público
- Media-training para entrevistas e debates em rádio e televisão.
Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
- A experiência de dois jornalistas de rádio (TSF e Antena 1).
Desafios de comunicar “saúde e gestão” em rádio.
- Como funciona o jornalismo de televisão
- “Histórias” que sejam notícia de valor acrescentado
- O papel da comunicação de proximidade ao utente nas Unidades de Saúde Familiares
- A experiência e o debate de médicos e gestores
- Como comunicar nas USF´s.
- Como funciona o jornalismo de imprensa escrita
- A experiência de jornalistas (Público e Lusa)
- Como compatibilizar a “urgência” da imprensa com o tempo das instituições.
- A importância da comunicação em Organizações de Saúde
- A experiência de técnicos de comunicação a trabalhar em Saúde.
- A experiencia de profissionais da área da saúde e a sua visão da comunicação.
Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Condições de inscrição
- Grau superior com licenciatura ou equivalente.
- O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
- Currículo vitae
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Certificado de habilitações e respetiva classificação final
- Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
- Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular