Conteúdo
No século XX assistimos ao aparecimento de "mass media" que obrigaram a um novo enquadramento dos atos comunicacionais, especificando vertentes e qualificando as instâncias do processo comunicacional.
Em tempos passados a comunicação política era um derivado das grandes estruturas da comunicação, tal como as entendemos desde a modernidade, assente numa lógica partidária ou ideológica. Porém, nos dias de hoje a propaganda e a divulgação pertence em pequena escala às estruturas partidárias ou organizações e, em maior escala, aos media e aos atos comunicacionais que envolvem processos de persuasão, convencimento ou informação. A predisposição para a receção e veiculação da mensagem política alterou-se. O espaço de debate e troca de ideias estreitou-se e a comunicação política, quer na forma quer no conteúdo, teve de se adaptar. O marketing, que derivou da vertente comercial para a esfera política, aplicou os seus princípios e dispositivos às ideias políticas gerando novas formas de comunicação e interatividade.
Esta pós-graduação organiza-se em torno de unidades curriculares que sustentam o corpo teórico da formação e de seminários e laboratórios, com uma vertente mais prática