A comunicação e o marketing municipal são determinantes para o êxito das lideranças e para afirmação dos territórios no espaço público global. Exigem conhecimentos e saber fazer específicos que se desenvolveram ao longo dos últimos 60 anos.
Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Saberes e Competências
- Contribuir para que a comunicação municipal seja cada vez mais eficiente.
- Capacidade de afirmação de cada Município e Território.
- Divulgação das notícias da Câmara Municipal.
- Concretizar a famosa ideia do Presidente da Câmara de Metz de que “Gerir é Comunicar”.
- Reforçar os conhecimentos práticas sobre a comunicação digital nas redes sociais.
- Reforçar a capacidade técnica, o saber fazer, a visão e a estratégia de quem faz comunicação municipal.
- Garantir um emprego desafiador e de qualidade.
Módulo I CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
- Principais conceitos e teorias da comunicação (Jakobson, Watzalawick, Morin, Wolton e Canel).
- As funções e técnicas da comunicação.
- Os desafios e as tendências da comunicação na atualidade.
- Big data, Storytelling, mensagem, imagem, emoções, neuro-comunicação e comunicação interna.
- Comunicação empresarial, organizacional e municipal.
- Análise de casos práticos de storytelling.
Módulo II HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL EM PORTUGAL E NA EUROPA
- A comunicação na história humana.
- A ciência da comunicação numa perspetiva histórica.
- A história da comunicação em Portugal.
- A história da comunicação na Europa.
- Tony Puig Picard e a perspetiva histórica da comunicação em Barcelona.
- Análise de casos práticos Montpellier, Barcelona, Oeiras, Famalicão e Porto, numa perspetiva histórica.
Módulo III O PAPEL DA COMUNICAÇÃO PARA A CREDIBILIDADE E AFIRMAÇÃO DAS CÂMARAS
- Os princípios éticos da comunicação.
- Comunicação, propaganda, publicidade e marketing.
- As lideranças sólidas e as imagens políticas duradouras com base na autenticidade e coerência.
- A coerência como princípio-chave da credibilidade e confiança.
- O papel da comunicação e do marketing (citymarketing) na criação de uma imagem credível do Município.
- O papel da comunicação na afirmação da liderança municipal.
- Análise de casos práticos: Barcelona, Bilbau, Montpellier, Óbidos e Montalegre.
Módulo IV ELABORAR A VISÃO, A MISSÃO E AS ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
- A integração ou lugar da comunicação na organização municipal
- As funções em concreto de um Gabinete de Comunicação
- A comunicação planeia-se e gere-se para conquistar objetivos.
- A visão e visão como pilares de planeamento.
- Os Eixos Estratégicos do Município e a Comunicação.
- A Comunicação Municipal é política ou técnica?
- Caso prático:
- Elaboração de um organograma da comunicação num município de média dimensão.
Módulo V COMO ELABORAR O PLANO ESTRATÉGICO DA COMUNICAÇÃO E MARKETING
- Noção de planeamento e as vantagens do plano – a comunicação uma atividade planificável e gerível.
- As estratégias de comunicação e a planificação estratégica
- As etapas essenciais do Plano
- Diagnóstico - Investigação inicial (organização municipal, munícipes e opinião pública em geral; sistema mediático local, regional e nacional; meios digitais e redes sociais…)
- Objetivos estratégicos integrantes dos objetivos municipais, objetivos instrumentais, objetivos de curto, médio e longo prazo);
- Meios e recursos disponíveis para a comunicação e o marketing;
- Programação de meios, ações e eventos comunicacionais.
- Modelo e normas de controlo e avaliação
- Caso prático: elaboração de um plano estratégico de comunicação de um município.
Módulo VI CONCEITOS, PRINCÍPIOS E TEORIAS DO MARKETINGMódulo VII A RELAÇÃO COM OS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
- Quem os são os jornalistas e a sua ontologia profissional.
- As relações com os jornalistas e com os media.
- Como funcionam e quais os objetivos dos órgãos de comunicação social na atualidade: jornais, rádios e televisões.
- As bases de dados dos media e dos jornalistas imprescindíveis para a comunicação.
- Quanto temos uma mensagem a difundir: meios a utilizar, melhores dias e horas, forma (eventos comunicacionais).
- O press release mais eficiente. Como se elabora e dissemina? (escrito, imagem e audiovisual).
- A comunicação municipal vista por um jornalista
- Caso prático: elaboração de vários press release.
Módulo VIII COMUNICAÇÃO E MARKETING DIGITAL - AS REDES SOCIAIS
- Diferenças e semelhanças entre a comunicação por meios analógicos e a comunicação digital.
- Os formatos integrados de publicidade online
- O e-mail marketing
- O web site
- Os blogs
- Os microblogs
- Como utilizar com eficiência cada uma das redes sociais
- Os utilizadores das redes sociais; perfil e caraterísticas base.
- Eficiência da publicidade digital – Os vários meios.
- Caso prático: simulação da utilização das redes com imagens vídeos e textos.
Módulo IX A COMUNICAÇÃO INTERNA COMO FERRAMENTA CHAVE DA GESTÃO INTELIGENTE
- Modelos e conceitos de gestão dos anos 80 até ao presente.
- O modelo de gestão inteligente.
- A comunicação interna como meio essencial da gestão inteligente.
- Interação multissectorial, trabalho colaborativo e comunicação interna.
- Intranet.
- Outros meios e metodologias de comunicação interna.
- Caso prático: planear a comunicação interna numa Câmara Municipal com base na gestão inteligente.
Módulo X A COMUNICAÇÃO E O MARKETING COMO MOTOR DE DESENVOLVIMENTO
- O papel da comunicação na base das decisões políticas, pessoais e organizacionais.
- O papel da comunicação e do citymarketing na promoção dos territórios e dos produtos turísticos.
- A comunicação na afirmação das lideranças políticas municipais.
- Análise de casos práticos: Metro do Porto, Autoestrada Porto-Famalicão.
Módulo XI A COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CONFLITO E DE CRISE
- Conceitos de conflito e crise.
- A comunicação como elemento da crise.
- Conflito e crises como risco e oportunidade.
- Tipologias de conflitos e de crises.
- Fases dos conflitos e das crises.
- Preparação (recenseamento, check list).
- Gabinete de Crise.
- A relação com o sistema mediático sobre uma situação de crise.
- As doze estratégias de comunicação de crise.
- A internet e as crises.
- Casos práticos: elaborar plano de atuação perante uma crise numa câmara municipal.
Módulo XII COMUNICAÇÃO, OPINIÃO PÚBLICA E SONDAGENS
- Conceito de Opinião Pública. Existe opinião pública concelhia?
- Conceito de Sondagens.
- Teorias da influência da comunicação política na Opinião Pública.
- Como estudar a opinião públicas. Outras técnicas além das sondagens.
- Como elaborar um inquérito para uma sondagem.
- As fases da sondagem e os dados objetivos que a sondagem nos garante.
- Como ler e compreender uma sondagem, tirando proveito para a gestão municipal.
- Casos práticos: Elaborar um inquérito para uma sondagem.
- Casos práticos: Analisar uma sondagem do Centro de Investigaciones Sociológicas.
Módulo XIII A COMUNICAÇÃO 360º- INTEGRADA, PERMANENTE, SISTÉMICA E ESTRATÉGICA
- A comunicação 360º como principal tendência da comunicação hoje.
- Conceito de comunicação 360º.
- A comunicação Interna no âmbito da 360º.
- Estratégias de comunicação 360º.
- Meios analógicos e meios digitais
- Comunicação constante e permanente.
- Comunicação e Relações Públicas
- Comunicação e organização de eventos
- Comunicação e protocolo.
- Comunicação
- Caso prático: elaborar um plano na ótica da comunicação 360º.
Módulo XIV A COMUNICAÇÃO DOS GOVERNOS FACE À COMUNICAÇÃO DOS MUNICÍPIOS
- Semelhanças e diferenças entre a comunicação dos governos e a comunicação municipal.
- A comunicação do governo do Reino Unido – principais especificidades.
- A comunicação na administração presidencial Americana.
- A comunicação do governo português.
- A comunicação nos municípios portugueses (pequeno, médio e grande)
- Caso prático: análise à comunicação na Câmara Municipal do Porto.
- Relações Públicas, Organização de Eventos e Protocolo
Módulo XV ENQUADRAMENTO LEGAL DA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
- A comunicação municipal é obrigatória nos termos da Constituição e da Lei.
- A eficácia das decisões municipais obriga á sua publicitação.
- A Lei das Autarquias e a Comunicação (Lei 75/2013 de 12 de setembro).
- A Lei de Imprensa (Lei 2/99 de 13 de janeiro), que regula o direito de resposta).
- A Lei das Sondagens (Lei 10/2011 de 21 de janeiro).
- Caso prático: análise a artigos concretos de cada uma das Leis).
Módulo XVI DO MARKETING E PUBLICIDADE MUNICIPAIS
- Conceitos modernos de marketing e de publicidade.
- Publicidade digital e marketing digital.
- Estratégias de marketing.
- O Marketing no processo de resposta às necessidades e expetativas dos munícipes.
- Princípios de marketing.
- Técnicas de segmentação.
- Marketing Misto.
- Buzz marketing.
- Marketing viral.
- Plano de Marketing.
- Medir o retorno nas campanhas de marketing.
- Caso prático: elaborar os tópicos de um plano de marketing municipal.
Módulo XVII MENSAGEM, IMAGEM, VÍDEO NA COMUNICAÇÃO MUNICIPAL
- Hoje os públicos não querem ler, primeiro querem ver e depois ouvir. Ou a força do audiovisual.
- As caraterísticas da mensagem eficiente.
- Conceito de mensagem.
- A mensagem como slogan político.
- Conceito de imagem.
- Imagem: da fotografia ao vídeo.
- As redes sociais e os vídeos.
- A imagem e as marcas
- A marca cidade, a marca concelho e a marca do território.
- Caso prático: análise de vídeos virais de municipais.
Módulo XVIII COMO ELABORAR E DIZER O DISCURSO
- Conceitos de discurso e de falar em público.
- Principais técnicas.
- Os gestos, a expressão corporal e o discurso.
- Tipologias de discurso.
- Como escrever um discurso.
- O valor das palavras e da expressão num discurso.
- O discurso e a liderança.
- O discurso como pilar do poder.
- Workshop de media training (4 horas).
Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
- Os jornalistas na redação de um jornal e os gabinetes de comunicação como fontes de informação.
- A rádio e as notícias de um município.
- A televisão e as câmaras municipais.
- A agência lusa e os gabinetes de comunicação municipal.
- Como um município e território se afirma através da comunicação e da cultura (Paredes de Coura).
- Diferenças e semelhanças na comunicação municipal em Portugal e Espanha.
Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Condições de inscrição
- Grau superior com licenciatura ou equivalente.
- O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
- Currículo vitae
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Certificado de habilitações e respetiva classificação final
- Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
- Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular