Objectivos
- Promover e fundamentar a análise crítica das políticas de prevenção e repressão ao crime.
- Fornecer noções sobre formações históricas, culturais e políticas dos contextos em que estão inseridas as práticas e os significados das acções de justiça e segurança no mundo contemporâneo e, em especial, em Portugal.
- Incentivar a crítica académica para a produção de conhecimento científico e especializado das medidas adoptadas para a reinserção social.
- Estudar noções de: criminologia, avaliação de dados estatísticos, estratégias de formulação e implementação de políticas, funções da polícia, contextos aplicados às áreas de justiça e segurança.
- Oferecer às polícias, civis e militares, aos elementos das forças de segurança, aos profissionais do Ministério Público e aos profissionais ligados a formação e ao desenvolvimento da Educação, a análise e a compreensão mais aprofundada da natureza do crime e da violência.
Assim, o Curso em Criminologia vai contribuir para que a formação especializada que promove dê condições aos Alunos para reflectirem sobre os conflitos sociais que provocam a criminalidade urbana e rural, interna ou transnacional, analisando ainda as resoluções de conflitos, o poder público inserido num contexto social e sua contribuição para o fenómeno e processo da inclusão, os motivos e repercussões da violência doméstica, de todo o tipo, e da violência em ambiente escolar e como se poderão gerar soluções sem provocar danos morais, éticos e religiosos a nível do indivíduo.
O presente Curso visa, pois, propiciar aos participantes – profissionais das forças policiais e de segurança, de estruturas judiciais e do Ministério Público, responsáveis de organismos de assistência social, docentes ou outros interessados – a consolidação dos conhecimentos que tenham anteriormente adquirido, por via académica ou profissional, contribuindo para um maior aprofundamento e interiorização dos conhecimentos teóricos e práticos através de cada uma das suas unidades curriculares e das suas interfaces.