-
Objectivos
No final da Pós-Graduação, os formandos deverão ser capazes de: Planear, desenvolver e avaliar actividades educativas específicas para pessoas adultas, bem como acompanhar e mediar os seus processos de reconhecimento pessoal e social de saberes e competências ajudando a tornar bem sucedidas as suas transições e mudanças, ao longo da vida.
-
Dirigido a
Esta pós-graduação destina-se a Psicólogos, professores (Ensino Básico e Secundário), Mediadores, Formadores, Coordenadores de Formação, Sociólogos, Estudantes Finalistas e outros interessados que pretendam capacitar-se para vir a desenvolver atividade profissional no domínio da Educação e Formação de Adultos e Centros de Novas Oportunidades.
-
Conteúdo
Módulo I. Perspectivas Teóricas em EFA
Educação e Formação de Adultos: referências históricas, teóricas, conceptuais e políticas
Educação e Formação de Adultos no quadro da Educação Permanente e da Aprendizagem ao Longo da Vida
A influência do Pragmatismo americano para uma Educação e Formação de Adultos Progressista
Influências de Carl Rogers e de Abraham Maslow para uma Educação e Formação de Adultos de bases humanistas: a Andragogia
Tipologias da Formação de Adultos
Módulo II. Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Desenvolvimento Humano
Aprendizagem
Módulo III. A Iniciativa Novas Oportunidades e o Sistema Nacional de Qualificações
Agência Nacional para a Qualificação
Quadro Nacional de Qualificações
Catálogo Nacional de Qualficações
Caderneta Individual de Competências
Módulo IV. Centros de Novas Oportunidades
Missão
Princípios Orientadores
Equipa Técnico-Pedagógica
Dimensões de Intervenção
Módulo V. Modalidades de Educação e Formação
Cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA)
Formações Modulares Certificadas
Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC PRO)
Módulo VI. Referencial de Competências Chave para a Educação e Formação de Adultos – Nível Básico
Princípios Orientadores do Referencial
Áreas de Competências Chave
Guia Metodológico para o Acesso a Pessoas com Deficiências e Incapacidades – Nível Básico
Módulo VII. Referencial de Competências Chave para a Educação e Formação de Adultos – Nível Secundário
Princípios Orientadores do Referencia
Modelo, estrutura e elementos conceptuais
Áreas de Competências Chave
Módulo VIII. Metodologia de Acolhimento, Diagnóstico e Encaminhamento de Adultos
Enquadramento conceptual
Acolhimento
Diagnóstico
Encaminhamento
O/A Técnico/a de Diagnóstico e Encaminhamento
Módulo IX. Organização e implementação de Cursos EFA
Destinatários e caracterização da oferta
Entidades promotoras e formadoras
Autorização de funcionamento
Estrutura curricular
Contrato de formação e assiduidade
Condições de frequência
Carga horária, duração e regime de formação
Equipa técnico-pedagógica
Avaliação dos cursos EFA
Certificação
Módulo X. Conceção, Gestão e Avaliação de Programas Educativos para Adultos
As Histórias de Vida e os Portfólios como Metodologias de Validação e Certificação de Aprendizagens não formais e informais
Visão geral sobre os programas educativos/formativos para pessoas adultas
Análise de necessidades
Formulação de metas e objetivos de programas educativos/formativos
Desenho de planos de formação e de aplicabilidade das aprendizagens
Avaliar Programas de Educação/formação
Módulo XI. Projeto/Monografia