Objectivos
É objectivo da presente estruturação curricular, melhorar a preparação de técnicos de modo a responder qualificadamente, às necessidades das estruturas prestadores de serviços de saúde em geral, a presente estrutura tem os seguintes objectivos essenciais: Transmitir os conhecimentos necessários para a concepção, desenho e implementação de projectos de estudo, investigação e formação, que sejam relevantes para a prática e desenvolvimento profissional, assegurando a transmissão dos novos conhecimentos aos profissionais e à comunidade científica; Criar as capacidades técnicas e científicas para a aplicação dos resultados da investigação à prática profissional, e para conceber experiências, relatar, interpretar e apresentar dados aplicando convenções científicas internacionais. Fomentar as capacidades e conhecimentos técnicos e científicos para a interpretação dos resultados face ao conhecimento actual e formular novas questões para investigação laboratorial; demonstrar um compromisso crítico no desenvolvimento de processos e métodos na prática de farmácia baseados na investigação e teorias actualizadas;
Conteúdo
Apresentação do curso
A integração dos profissionais de farmácia nas carreiras dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, constitui importante reconhecimento da especialização desta actividade profissional, exige os mais elevados critérios qualitativos, no que respeita à sua formação e reforço de conhecimentos.
O curso de pós graduação em Farmácia oferece dois semestres de unidades curriculares em áreas da especialidade em que o aluno aprofundará os conhecimentos adquiridos na Licenciatura em Farmácia. As disciplinas como a Biologia Molecular, Toxicologia e Farmacotoxicologia, Meios Avançados de Tecnologia Farmacêutica, Técnicas de Assépcia e na Psicologia e Sociologia da Saúde pretendem dotar o aluno de conhecimentos necessários a um melhor desempenho no circuito de assistência (na saúde e na doença) às populações.
As questões de índole teórico-metodológica, consideradas como nucleares, no âmbito de todo o processo de investigação e de preparação de um trabalho académico são abordadas nas disciplinas de Investigação Aplicada I e II em que o aluno desenvolverá, sob orientação tutorial, um trabalho de investigação científica.
Saídas Profissionais
Os futuros profissionais terão a possibilidade de exercer as suas funções em:
Farmácia hospitalar;
Farmácia comunitária;
Indústria Farmacêutica, em diversas vertentes, nomeadamente produção e controlo de qualidade de medicamentos;
Indústria Alimentar;
Indústria Química.
Responsáveis Técnicos dos locais de venda de MNSRM
Avaliação
O aluno desenvolve um tema específico na forma de trabalho escrito e respectiva apresentação e discussão oral.
Estudos futuros
A ERISA submeteu a apreciação um plano de estudos de 2º ciclo, Mestrado em Farmácia, que abrange diversas áreas de especialização. Desta forma, a ERISA contribuirá para o processo de formação contínua essencial à evolução da profissão.
Corpo Docente:
No contexto académico, a ERISA procurou garantir a contratação de coordenadores estruturantes, em geral Doutores e Mestres, conjugando a experiência de docentes mais séniores com a especial capacidade de inovação de docentes mais jovens recentemente graduados ou especializados. O corpo docente da Pós-graduação em Farmácia.