Especialização Pós-Universitária em Gestão Comercial e Marketing.
Carga horária: 300 horas
Categorias: Especializações Pós-Universitárias, Gestão Comercial, Gestão e Administração, Marketing e Publicidade
Resumo.
A Especialização em Gestão Comercial e Marketing foi desenhada por uma equipa de especialistas com experiência e know-how em diferentes empresas, de distintos setores e dimensões, e visa dotar os alunos de competências técnicas indispensáveis ao exercício de funções de relevo nas diferentes áreas empresariais. Sendo assim, promove o progresso profissional do e-aluno não só na área das vendas, como em todas as que estão relacionadas, nomeadamente o Marketing.
O sucesso de uma organização é o resultado de uma estratégia bem definida e do trabalho conjunto efetuado pelas diferentes áreas da empresa. Este trabalho integrado é certamente fundamental e aplica-se à área comercial, bem como, à área de marketing.
A eficácia do Departamento Comercial desempenha, quase sempre, um papel essencial no sucesso ou insucesso comercial de uma empresa. A estratégia de Marketing mais elaborada arrisca-se a falhar se não for apoiada, no terreno, por uma equipa comercial competente, motivada e formada.
Esta Especialização em Gestão Comercial e Marketing encontra-se dividida por 7 Unidades num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning.
Além disso, esta formação conta com o apoio permanente de e-formadores qualificados. O e-aluno poderá entrar em contacto através da plataforma para colocar quaisquer dúvidas.
Em suma, nestas 7 unidades serão abordados os seguintes conteúdos: Fundamentos de economia; Marketing; Técnicas de vendas e gestão comercial; Negociação comercial; Fidelização de clientes; Gestão de Reclamações; Gestão do departamento comercial.
Objetivos.
Gerais:
Adquirir e/ou atualizar conhecimentos e competências para a Direção e Liderança de equipas comerciais.
Específicos:
Concluída a ação de formação, os e-alunos deverão ser capazes de:
- Proporcionar as competências necessárias para os cargos de Gestão de Clientes, Coordenação ou Direção Comercial;
- Compreender e relacionar os principais conceitos económicos;
- Identificar os aspetos mais relevantes nas estratégias de Marketing inseridas no moderno, dinâmico e competitivo contexto empresarial;
- Conhecer técnicas e estratégias comerciais que permitam participar com sucesso em processos de negociação, venda e gestão de clientes, garantindo a satisfação e fidelização dos mesmos;
- Conhecer as diferentes etapas que possibilitam realizar negociações comerciais com sucesso;
- Desenvolver competências no relacionamento com os clientes, com o objetivo de estabelecer relações de parceria contínuas;
- Promover a qualidade do atendimento em situações de reclamação nas organizações com vista à satisfação e manutenção do cliente;
- Conhecer conceitos, técnicas e ferramentas que apoiam a gestão da área comercial.
Programa.
Módulo 1 – Fundamentos de economia
1.1 Economia: âmbito do estudo e conceitos fulcrais
1.2 Necessidades e tipos de consumo
1.3 Produção de bens e serviços
1.4 Comércio e moeda
1.5 Preços e inflação
1.6 Mercados
1.7 Poupança e Investimento
1.8 Contabilidade Nacional
1.9 Relações económicas com o resto do mundo
1.10 Funções/Intervenção do Estado na Economia
Módulo 2 – Marketing
2.1 Introdução ao Marketing
2.2 A Oferta Comercial: Produto e Preço
2.3 A Distribuição: Fator de Diferenciação Estratégica
2.4 A Comunicação de Marketing: Estratégias e Ferramentas
2.5 Práticas e Técnicas de Estudos de Mercado
2.6 Estratégia de posicionamento
2.7 Gestão de Marcas
2.8 Plano de Marketing, Estratégias e Métricas
2.9 Introdução ao Marketing Digital
2.10 Como Triunfar no Exterior: Estratégias de Marketing Internacional
Módulo 3 – Técnicas de vendas e gestão comercial
3.1 A Evolução do conceito de gestão de vendas
3.2 Função Comercial e o processo de venda
3.3 O cliente e o processo de compra
3.4 O Processo de pré-venda
3.5 O Processo de venda
3.6 O Processo de pós-venda
Módulo 4 – Negociação comercial
4.1 Conceitos Básicos de Negociação
4.2 O perfil do Negociador
4.3 Comunicação eficaz (Técnicas de PNL)
4.4 O processo e as fases da Negociação
4.5 Estratégias e táticas de negociação
4.6 Negociação Internacional
Módulo 5 – Fidelização de clientes
5.1 Introdução
5.2 Fatores que afetam a relação com o cliente e a sua fidelização
5.3 Técnicas de fidelização
5.4 Instrumentos de medição da satisfação do cliente
Módulo 6 – Gestão de Reclamações
6.1 Significado e consequências de uma reclamação
6.2 Expetativas e necessidades do cliente e comportamento reclamante
6.3 O processo comunicacional na gestão de reclamações
6.4 Gestão de reclamações e tratamento de informação
6.5 Insatisfação do cliente e gestão de emoções
6.6 Gestão de reclamações e recuperação de clientes
Módulo 7 – Gestão do departamento comercial
7.1 Introdução à Gestão das Vendas
7.2 O Gestor da Força de Vendas (Vendas, Marketing e Recursos Humanos)
7.3 Organização de um Departamento Comercial
7.4 Gestor da Força de Vendas como Gestor de Recursos Humanos
7.5 Liderança e Motivação da Equipa Comercial
7.6 Planeamento da Ação Comercial
7.7 Monitorização e Avaliação da Equipa Comercial
7.8 Aplicação de um sistema de CRM
7.9 Planeamento e implementação de CRM
Destinatários.
- Profissionais da área Comercial, que pretendam aprofundar os seus conhecimentos;
- Profissionais da área de Comunicação, Marketing e Gestão que pretendam complementar a sua formação com conhecimentos específicos da área comercial;
- Empreendedores e Gerentes de PME´s que pretendam conhecer técnicas de venda e gestão comercial para obter um maior sucesso nos seus processos comerciais;
- Todos os profissionais que pretendam desenvolver rapidamente os seus conhecimentos e competências de gestão de clientes e direção comercial.
Certificado.
No final do curso receberá dois certificados, caso atinja os objetivos pedagógicos da formação, ou seja, que obtenha uma avaliação igual ou superior a 10 numa escala de 0-20, que serão disponibilizados na área do e-aluno no site da FormaçãOnline até um prazo máximo de 15 dias após a conclusão da ação de formação:
Certificado de Especialização emitido pela FormaçãOnline, válido para a obtenção de créditos (ECTS), na candidatura a um Mestrado ou Doutoramento, ao abrigo do Processo de Bolonha, constituindo-se também, como uma valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
Registo na Caderneta Individual de Competências do e-aluno, emitido através da plataforma SIGO – Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa, de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de julho em caso de aproveitamento total ou parcial.
* Esta especialização tem o mesmo valor legal que uma pós-graduação na obtenção de créditos (ECTS).
Avaliação:
A especialização encontra-se dividida em Módulos num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning;
A especialização tem o apoio de e-formadores, que variam de módulo para módulo, aos quais poderá colocar as suas questões a qualquer momento;
Em cada módulo decorrerão:
Sessões de esclarecimentos síncronas (Opcionais, não sujeitas a avaliação. As marcações das sessões síncronas devem ser efetuadas até 48h antes da data prevista para o endereço de e-mail: secretaria@formacaonline.com);
Sessões assíncronas (em horário flexível, para autoestudo e desenvolvimento de atividades propostas ao ritmo de cada e-aluno).
O e-aluno poderá aceder aos conteúdos da especialização a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas como restrição terminar a especialização até ao último dia de formação;
O e-aluno tem a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de formação para gravar no seu computador ou imprimir;
Cada módulo é avaliado com base num exame final e num trabalho individual, contando respetivamente 70% e 30% da avaliação final do módulo;
Os e-alunos consideram-se aprovados sempre que obtenham classificações iguais ou superiores a 10 valores numa escala de avaliação de 0 a 20 valores.
A classificação final de cada módulo é obtida pela aplicação da seguinte fórmula: Exame final x 70% + Trabalho Individual x 30%
Como Funciona.
Disponibilidade:
A especialização é ministrada 100% online estando disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana. O regime E-Learning da nossa academia da FormaçaOnline apresenta muitas vantagens e flexibilidade e não sacrificamos a qualidade em nenhuma das vertentes. No decorrer do especialização terá o acompanhamento do e-formador durante toda a especialização de forma assíncrona. O inicio da próxima ação está definido na data da próxima turma contudo, se quiser iniciar de imediato fale connosco
Formador:
Todas as nossas especializações contam com o apoio permanente de e-formadores qualificados. Sempre que necessitar, ao longo da especialização, poderá entrar em contacto com o e-formador através da academia para colocar as suas dúvidas.
Metodologia:
As nossas especializações estão disponíveis online 24 horas por dia e 7 dias por semana num formato cumpridor dos standards internacionais de e-learning. A gestão dos momentos de estudo é totalmente feita pelo e-aluno pois poderá aceder aos conteúdos da especialização a qualquer hora do dia ou da noite, fins-de-semana e feriados, em função da sua disponibilidade, tendo apenas de terminar a formação até ao último dia definido. Poderá estudar quando quiser e onde quiser, já que só necessita de ter um computador com acesso à internet para poder realizar a sua especialização. Desta forma, é mais fácil conciliar a aprendizagem com as exigências da sua profissão, da sua família e da sua casa. A especialização tem apoio de um e-formador ao qual poderá colocar as suas questões a qualquer momento no decorrer da especialização. No decorrer da especialização irá contar com material multimédia interativo para efetuar o estudo. Esta especialização encontra-se estruturada por módulos e terá elementos de validação do conhecimento, que têm como objetivo a atribuição de uma nota final na especialização. Esta estrutura tem a finalidade de apresentar uma linha contínua de aprendizagem, com uma determinada duração, que é feita ao ritmo do e-aluno. O material auxiliar é uma rica biblioteca que está em contínua evolução, sendo assim, poderá conter artigos, vídeos, áudio, links, livros, com a possibilidade de efetuar o download de alguns materiais de especialização para gravar no seu computador ou imprimir que permitem uma ligação permanente à especialização.
Certificação:
A FormaçãOnline® é uma entidade formadora certificada, visto que, nos foram reconhecidos pela DGERT os recursos e capacidades técnicas e organizativas necessárias para desenvolver os processos associados à execução de formação nas áreas em que desenvolvemos a nossa oferta formativa. Tendo, desta forma, sido validada a nossa atuação especializada, as competências técnicas dos formadores e a adequação dos nossos objetivos e conteúdos de formação. A conclusão da formação com aproveitamento implica a obtenção de um certificado de formação profissional, com o reconhecimento da FormaçãOnline.
Pré-Requisitos:
Licenciatura e/ou Experiência profissional comprovada.
Processo de seleção:
Análise do Curriculum Vitae
Certificado de Habilitações
Recursos Tecnológicos:
Para frequentar esta formação é necessário ter acesso a um computador com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.