Jornalismo, Comunicação e Marketing em Desporto - Semi-presencial

Solicite informação sem compromisso ESJ - Escola de Jornalismo de Porto

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Galeria de imagens

Comentários sobre Jornalismo, Comunicação e Marketing em Desporto - Semi-presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Dirigido a
    Recém-licenciados em busca de conhecimentos práticos para abraçar uma profissão de futuro na área do desporto.
    Profissionais e quadros técnico-administrativas dos clubes que pretendam melhorar os seus conhecimentos e competências.
    Membros das direções dos clubes que pretendam especializar-se nas matérias do Curso.
    Colaboradores de clubes desportivos, sociedades desportivas, ligas profissionais, federações desportivas
  • Conteúdo
    O Jornalismo na área desportiva tem especificidades em termos de conhecimentos e prática que importa ter em conta e aprofundar para garantir profissionais de levada competência.

    A comunicação, bem como o marketing, no desenvolvimento dos fenómenos desportivos e para a afirmação dos clubes é essencial. A comunicação 360º exige uma visão estratégica e um conjunto de conhecimentos avançados que importa ter em conta.

    Metodologia Inovadora
    Ativa e participativa, mais que aprender pretende-se que os alunos compreendam os fenómenos e fiquem a saber-fazer.

    Aulas
    As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.

    Avaliação
    Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.


    Módulo I JORNALISMO
    • Três eixos essenciais do módulo:
      • As regras, as ferramentas e as práticas do jornalismo em geral e do jornalismo desportivo em particular.
      • Os aspetos sociais, culturais, políticos, económicos, legais e éticos do jornalismo na atualidade.
      • Os desafios da cultura geral e da visão estratégica e sistémica indispensáveis ao jornalista.
    • Conteúdos
      • O jornalismo na atualidade principais desafios e dificuldades
      • A competência básica de informar, analisar e comentar a atualidade
      • Ética e deontologia profissional face às linhas editoriais de cada órgão de comunicação
      • Compreender o sistema mediático, em especial o que se diz respeito ao mundo do desporto.
      • A investigação jornalística
      • O jornalista de análise e de opinião
      • O papel dos media no mundo do desporto
      • A escrita, a palavra e a imagem
      • Direito desportivo e código deontológico.
      • Géneros jornalísticos
      • O Digital e os Novos Media
      • O essencial do Jornalismo de Rádio, TV e Jornal.
    • Comunicação
      • Concetualização teórica / científica e prática
      • Elementos da história da comunicação organizacional
      • Da comunicação analógica à comunicação 360º
      • Comunicação das Organizações / Clubes
      • Comunicação mediática, digital e por meios próprios:
      • Da comunicação interna à externa.
      • Como elaborar e vantagens de um plano de comunicação de um clube
      • Como organizar e funções de um gabinete de comunicação num clube
      • Técnicas de entrevistas e elaboração de mensagens. Mensagem e imagem num clube.
      • Caso prático: O que querem os jornalistas de um clube e o que podem fazer por ele, cumprindo o Código Deontológico a que estão sujeitos. Como deve um clube lidar com os jornalistas.
    Módulo II ESTRATÉGIAS
    • Concetualização
    • Estratégia, visão e missão num clube
    • História da estratégia de Sun Tsu à teoria dos Jogos
    • Teorias estratégicas: a relação, a competitividade e a coopetição
    • Estratégia e tática face a objetivos existentes
    • Estratégias e liderança integral:
      • Princípios e técnicas de liderança
    • Caso prático: Os passos de um plano estratégico de um clube
    Módulo III COMUNICAÇÃO INTERNA E GESTÃO INTELIGENTE NUM CLUBE
    • Da importância da comunicação interna
    • Como tornar eficiente a comunicação interna num clube: técnicas e meios a utilizar
    • Noções de gestão
    • Modelos de gestão dos anos 80 à atualidade
    • O modelo de gestão inteligente e o papel da comunicação interna
    • O papel dos técnicos e assessores de comunicação no processo de gestão de um clube
    • A Transformação Digital num clube e a sua importância para a comunicação e para a gestão
    • A comunicação em situações de crise na vida de um clube
    • Caso prático: Como elaborar um plano de transformação digital num clube
    Módulo IV MARKETING DIGITAL DESPORTIVO
    • Da importância e fundamentos do marketing
    • Termos, siglas e conceitos. O digital versus o tradicional
    • O que é o marketing digital e a sua aplicação num clube 
    • Como criar e afirmar a marca de um Clube
    • Dos atributos tangíveis e intangíveis da marca à logo marca
    • O relacionamento da marca com o consumidor
    • Evolução do Comportamento do Consumidor e o Neuromarketing
    • O Marketing na vida de um clube
    • Caso prático: Análise ao marketing  pelas redes sociais de um clube
    Módulo V GESTÃO E COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE NA VIDA DE UM CLUBE
    • As crises na vida das organizações, empresas e clubes
    • Da história de gestão de crises
    • As causas e origens das crises e as suas tipologias
    • Os princípios de gestão de uma situação de crise
    • Do risco extremo a máxima oportunidade nas situações crises
    • O papel da comunicação em situações de crise
    • As 12 principais estratégias de gestão e comunicação de crise
    • Caso prático: Resolução concreta de uma situação de crise num club
    Módulo VI MARKETING DESPORTIVO
    • O que é o marketng desportivo
      • O contexto
      • O plano de marketing
      • Patrocinadores / Sponsers
      • Vantagens do Marketing Desportivo
    Módulo VII LIDERANÇA E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NUM CLUBE
    • A gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
      • Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
      • O processo de escolha de pessoas
      • Definição e análise de funções
      • Acolhimento e Integração de novos Colaboradores
      • O processo de socialização
      • Acolhimento e manual de acolhimento
      • O processo de desenvolver pessoas
      • Avaliação do desempenho
      • Quem deve fazer a avaliação?
      • Métodos de avaliação de pessoas
      • O que motiva as pessoas?
      • Estratégias motivacionais
      • Objetivos e funções de GRH
    Módulo VIII DIREITO DO DESPORTO
    • Consagração Constitucional do Desporto
      • Organização pública do desporto
      • Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
      • Ordenamento jurídico desportivo
      • Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
      • Dissonâncias da internormatividade
      • A multidimensionalidade do desporto
      • Ordenamento do Estado Versus Ordenamento Desportivo
      • Ordenamento da União Europeia versus Ordenamento Desportivo
      • O dirigente desportivo à face da Lei
    Módulo IX GESTÃO ORÇAMENTAL E FINANCEIRA NO DESPORTO
    • Consagração Constitucional do Desporto:
      • Os riscos do ciclo do dinheiro nas empresas
      • Funções do Departamento Financeiro
      • Gestão de Tesouraria
      • Gestão de Riscos Financeiros
      • Relação com Investidores
      • Relação entre risco e retorno
      • Balanço
      • Demonstração de resultados
      • Demonstração de fluxos de caixa
      • O que é a alavancagem?
      • O que são os ativos?
      • O que são os instrumentos financeiros?
      • Fontes de Informação Financeira:
        • balanço.
        • demostração de resultados.
        • demostração de fluxos de caixa.
        • KPI -  Key Performance Indicators.
      • Cálculo de Análise Cash- Flow
      • Avaliação da empresa
      • Fundo de maneio
    Módulo X PLANEAMENTO, COORDENAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS
    • Planear, promover e organizar eventos desportivos
      • Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços de marketing
      • O projeto
      • O evento desportivo
      • Gestão do evento desportivo
      • Elementos de qualidade
      • Gestão de fornecedores e compras para oferecer serviços de qualidade
    • O Empreendedorismo aplicado ao desporto
    Módulo XI AS NOVAS TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
    • O que é a comunicação 360º e como praticá-la
    • O que é e a função do Storytelling
    • Neuromarketing e comunicação
    • Neuromarketing e gestão
    • Os Big data nos clubes
    • As emoções inteligentes na comunicação e no marketing – comunicação emocional
    • A comunicação integral como meio para alcançar objetivos e obter resultados
    • Caso prático: Construção do storytelling de um clube
    Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
    • As Novas Tendências na Gestão das SAD e dos Clubes
    • Técnicas de Falar em Público e Media Training
    • Debate com Dirigentes e Diretores Desportivos
    Ensaio Final ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL
    O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.



    Condições de inscrição
    • Grau superior com licenciatura ou equivalente.
    • O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).

    Documentos necessários
    • Currículo vitae
    • Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
    • Certificado de habilitações e respetiva classificação final
    • Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
    • Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular

Outro curso relacionado com administração esportiva

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |