O Jornalismo na área desportiva tem especificidades em termos de conhecimentos e prática que importa ter em conta e aprofundar para garantir profissionais de levada competência.
A comunicação, bem como o marketing, no desenvolvimento dos fenómenos desportivos e para a afirmação dos clubes é essencial. A comunicação 360º exige uma visão estratégica e um conjunto de conhecimentos avançados que importa ter em conta.
Metodologia Inovadora
Ativa e participativa, mais que aprender pretende-se que os alunos compreendam os fenómenos e fiquem a saber-fazer.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Avaliação
Resulta da participação proactiva nas aulas (avaliação contínua) com uma nota por módulo e um trabalho livre e escrito (ensaio) no final do curso e defendido em aula. Das duas notas resulta a nota final numa ponderação de 70% para o trabalho final e 30% de avaliação contínua. Para efeito de diploma, as notas têm o seguinte enquadramento: insuficiente, menos de 10 valores; suficiente, de 10 a 12 valores; bom, de 13 a 14 valores; muito bom, de 15 a 17 valores; excelente, 18 ou mais valores.
Módulo I JORNALISMO
- Três eixos essenciais do módulo:
- As regras, as ferramentas e as práticas do jornalismo em geral e do jornalismo desportivo em particular.
- Os aspetos sociais, culturais, políticos, económicos, legais e éticos do jornalismo na atualidade.
- Os desafios da cultura geral e da visão estratégica e sistémica indispensáveis ao jornalista.
- Conteúdos
- O jornalismo na atualidade principais desafios e dificuldades
- A competência básica de informar, analisar e comentar a atualidade
- Ética e deontologia profissional face às linhas editoriais de cada órgão de comunicação
- Compreender o sistema mediático, em especial o que se diz respeito ao mundo do desporto.
- A investigação jornalística
- O jornalista de análise e de opinião
- O papel dos media no mundo do desporto
- A escrita, a palavra e a imagem
- Direito desportivo e código deontológico.
- Géneros jornalísticos
- O Digital e os Novos Media
- O essencial do Jornalismo de Rádio, TV e Jornal.
- Comunicação
- Concetualização teórica / científica e prática
- Elementos da história da comunicação organizacional
- Da comunicação analógica à comunicação 360º
- Comunicação das Organizações / Clubes
- Comunicação mediática, digital e por meios próprios:
- Da comunicação interna à externa.
- Como elaborar e vantagens de um plano de comunicação de um clube
- Como organizar e funções de um gabinete de comunicação num clube
- Técnicas de entrevistas e elaboração de mensagens. Mensagem e imagem num clube.
- Caso prático: O que querem os jornalistas de um clube e o que podem fazer por ele, cumprindo o Código Deontológico a que estão sujeitos. Como deve um clube lidar com os jornalistas.
Módulo II ESTRATÉGIAS
- Concetualização
- Estratégia, visão e missão num clube
- História da estratégia de Sun Tsu à teoria dos Jogos
- Teorias estratégicas: a relação, a competitividade e a coopetição
- Estratégia e tática face a objetivos existentes
- Estratégias e liderança integral:
- Princípios e técnicas de liderança
- Caso prático: Os passos de um plano estratégico de um clube
Módulo III COMUNICAÇÃO INTERNA E GESTÃO INTELIGENTE NUM CLUBE
- Da importância da comunicação interna
- Como tornar eficiente a comunicação interna num clube: técnicas e meios a utilizar
- Noções de gestão
- Modelos de gestão dos anos 80 à atualidade
- O modelo de gestão inteligente e o papel da comunicação interna
- O papel dos técnicos e assessores de comunicação no processo de gestão de um clube
- A Transformação Digital num clube e a sua importância para a comunicação e para a gestão
- A comunicação em situações de crise na vida de um clube
- Caso prático: Como elaborar um plano de transformação digital num clube
Módulo IV MARKETING DIGITAL DESPORTIVO
- Da importância e fundamentos do marketing
- Termos, siglas e conceitos. O digital versus o tradicional
- O que é o marketing digital e a sua aplicação num clube
- Como criar e afirmar a marca de um Clube
- Dos atributos tangíveis e intangíveis da marca à logo marca
- O relacionamento da marca com o consumidor
- Evolução do Comportamento do Consumidor e o Neuromarketing
- O Marketing na vida de um clube
- Caso prático: Análise ao marketing pelas redes sociais de um clube
Módulo V GESTÃO E COMUNICAÇÃO EM SITUAÇÕES DE CRISE NA VIDA DE UM CLUBE
- As crises na vida das organizações, empresas e clubes
- Da história de gestão de crises
- As causas e origens das crises e as suas tipologias
- Os princípios de gestão de uma situação de crise
- Do risco extremo a máxima oportunidade nas situações crises
- O papel da comunicação em situações de crise
- As 12 principais estratégias de gestão e comunicação de crise
- Caso prático: Resolução concreta de uma situação de crise num club
Módulo VI MARKETING DESPORTIVO
- O que é o marketng desportivo
- O contexto
- O plano de marketing
- Patrocinadores / Sponsers
- Vantagens do Marketing Desportivo
Módulo VII LIDERANÇA E GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS NUM CLUBE
- A gestão dos Recursos Humanos no quadro global da gestão
- Estratégia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos
- O processo de escolha de pessoas
- Definição e análise de funções
- Acolhimento e Integração de novos Colaboradores
- O processo de socialização
- Acolhimento e manual de acolhimento
- O processo de desenvolver pessoas
- Avaliação do desempenho
- Quem deve fazer a avaliação?
- Métodos de avaliação de pessoas
- O que motiva as pessoas?
- Estratégias motivacionais
- Objetivos e funções de GRH
Módulo VIII DIREITO DO DESPORTO
- Consagração Constitucional do Desporto
- Organização pública do desporto
- Internormatividade desportiva e Homo Sportivus
- Ordenamento jurídico desportivo
- Elementos constitutivos do ordenamento desportivo
- Dissonâncias da internormatividade
- A multidimensionalidade do desporto
- Ordenamento do Estado Versus Ordenamento Desportivo
- Ordenamento da União Europeia versus Ordenamento Desportivo
- O dirigente desportivo à face da Lei
Módulo IX GESTÃO ORÇAMENTAL E FINANCEIRA NO DESPORTO
- Consagração Constitucional do Desporto:
- Os riscos do ciclo do dinheiro nas empresas
- Funções do Departamento Financeiro
- Gestão de Tesouraria
- Gestão de Riscos Financeiros
- Relação com Investidores
- Relação entre risco e retorno
- Balanço
- Demonstração de resultados
- Demonstração de fluxos de caixa
- O que é a alavancagem?
- O que são os ativos?
- O que são os instrumentos financeiros?
- Fontes de Informação Financeira:
- balanço.
- demostração de resultados.
- demostração de fluxos de caixa.
- KPI - Key Performance Indicators.
- Cálculo de Análise Cash- Flow
- Avaliação da empresa
- Fundo de maneio
Módulo X PLANEAMENTO, COORDENAÇÃO E GESTÃO DE EVENTOS DESPORTIVOS
- Planear, promover e organizar eventos desportivos
- Como realizar o contacto com clientes (pessoa física ou jurídica) para divulgar os serviços de marketing
- O projeto
- O evento desportivo
- Gestão do evento desportivo
- Elementos de qualidade
- Gestão de fornecedores e compras para oferecer serviços de qualidade
- O Empreendedorismo aplicado ao desporto
Módulo XI AS NOVAS TENDÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA
- O que é a comunicação 360º e como praticá-la
- O que é e a função do Storytelling
- Neuromarketing e comunicação
- Neuromarketing e gestão
- Os Big data nos clubes
- As emoções inteligentes na comunicação e no marketing – comunicação emocional
- A comunicação integral como meio para alcançar objetivos e obter resultados
- Caso prático: Construção do storytelling de um clube
Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
- As Novas Tendências na Gestão das SAD e dos Clubes
- Técnicas de Falar em Público e Media Training
- Debate com Dirigentes e Diretores Desportivos
Ensaio Final ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO ENSAIO FINAL
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Condições de inscrição
- Grau superior com licenciatura ou equivalente.
- O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
- Currículo vitae
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Certificado de habilitações e respetiva classificação final
- Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
- Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular