Introdução
Os governantes, administradores e profissionais de saúde parecem estar de acordo quanto à necessidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No campo oposto, os utilizadores dos serviços (clientes), cada vez mais conscientes do seu papel de contribuintes e, em simultâneo, menos dispostos a perdoar os erros e as ineficiências dos sistemas de saúde, apresentam a mesma exigência. Face a esta realidade, a melhoria contínua da qualidade e segurança, em que decorre a prestação dos cuidados de saúde, constituem um imperativo incontornável no mundo moderno.
Face a este diagnóstico torna-se fundamental e uma exigência estratégica a dotação das organizações de saúde de profissionais com competências na área da gestão da qualidade e auditoria aos cuidados clínicos, consolidando a credibilização das instituições que apostam em projectos de Acreditação da qualidade dos serviços.
Ao perspectivar-se e fomentar-se uma cultura da qualidade nas organizações de saúde, conduz efectivamente à necessidade de aprendizagem dos seus profissionais. Com esta Pós-graduação estamos seguros que o nível de conhecimentos adquiridos irá proporcionar uma vantagem competitiva, no seio das instituições, aos profissionais que frequentarem o curso.
Metodologia
A Pós-Graduação está organizada em módulos, constituídos por unidades curriculares distintas, cada uma das quais com conteúdos programáticos específicos.
Metodologicamente e para além dos conteúdos ministrados pelos docentes, é proporcionada aos formandos uma dinâmica de pesquisa com trabalhos de grupo e um Workshop.
Estrutura curricular
MÓDULO 1
Caracterização das Organizações de Saúde
- Estrutura organizacional
- Recursos humanos
- Cultura e Clima organizacional
- Legislação do sector
MÓDULO 2
Gestão de Risco
- Conceitos e definições
- Modelo conceptual
- Enquadramento legal do risco
- Identificação e Controlo do risco
- Monitorização e avaliação
- Áreas de estudo: terapêutica (medicamento); Infecção; Incêndio; Processo;
MÓDULO 3
Metodologias e Ferramentas da Qualidade
- Análise de pontos críticos
- Ciclo melhoria continua (PDCA)
- Desenho de processos e procedimentos através de fluxogramas
- Diagramas; Histogramas e Cronogramas
- Construção de indicadores da qualidade
MÓDULO 4
Rede de Competências
- Gestão e liderança
- Gestão do processo do conflito
- Gestão da mudança
- Gestão de projectos
- Gestão da comunicação e informação
- Gestão (governação) de cuidados de saúde
MÓDULO 5
Sistemas de Gestão da Qualidade
- ISO (International Standard Organization)
- HQS (Health Quality Service) - ?King?s Fund?
- JCI (Joint Commission International) - JCAHO
- EFQM (European Fundation for Quality Management)
MÓDULO 6
Auditoria da Qualidade em Organizações de Saúde
- Análise do referencial (sistema da qualidade) a auditar
- Técnicas de entrevista
- Técnicas de observação
- Preparação da auditoria
- Planeamento e Execução
- Elaboração de Relatório