Comentários sobre Pós-Graduação em Gestão de Informação - Presencial - Lisboa - Cidade - Lisboa
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Objectivos
A capacidade de antecipar tendências e promover a inovação são algumas das aptidões essenciais das organizações de sucesso do Sec. XXI. É aqui que a Gestão de Informação actua, transformando a informação num recurso estratégico das organizações o que lhes permite desenvolver vantagens competitivas face à concorrência. A Gestão de Informação constitui o elo indispensável que relaciona todas as áreas e departamentos das organizações. A gestão de informação permite uma melhor compreensão do contexto competitivo e do cliente. Quer pela via dos estudos de mercado (market research) quer pela exploração das bases de dados empresariais. Estas são as ferramentas que garantirão a competitividade, eficiência e rentabilidade necessárias ao sucesso empresarial. O programa de estudos está organizado em 6 semestres perfazendo um total de 180 ECTS que se dividem por cinco áreas de formação (ciências de base; recolha, tratamento e análise de dados; sistemas e tecnologias de informação; áreas científicas de aplicação; competências e aptidões). Dos 180 ECTS necessários à conclusão do curso, 144 referem-se a disciplinas obrigatórias. Todas as disciplinas de opção podem ser realizadas no âmbito dos programas de mobilidade interna (na Universidade Nova de Lisboa) e externa (por exemplo o Programa Erasmus) previstos.
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Dirigido a
A QUEM SE DIRIGE Cursos > Licenciaturas > Licenciatura em Gestão de Informação > A quem se dirige Imprimir Página Esta Licenciatura dirige-se a todos os alunos finalistas de 12ºano, que realizem como prova de ingresso as disciplinas de Matemática ou Economia ou Geografia (apenas uma é obrigatória), e que procurem uma formação adequada à Sociedade de Conhecimento para poderem com rigor exercer a função de Gestor de Informação. Mais simples do que fazer uma definição académica do papel do Gestor de Informação, é apresentar exemplos efectivos do seu trabalho: * Especificação, Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão a diversos níveis: estratégico, de gestão e operacional (Ex: Sistemas de Informação Financeiros, e-Learning, Business Intelligence, Balanced ScoreCard, Sistemas Inteligentes, etc.); * Desenvolvimento de Estratégias de CRM (Customer Relationship Management); * Desenvolvimento de indicadores de apoio ao Planeamento Estratégico; * Desenvolvimento de campanhas de marketing com vista à optimização de vendas; * Preparação e implementação de estudos de mercado (market research); * Gestão de Sistemas de Informação (Utilizar, Planear, Validar e Manter os SI/TI nas empresas a diversos níveis: estratégico, de gestão e operacional); * Controlar o desenvolvimento e apoiar os utilizadores; * Analista de risco e de segurança de sistemas de informação; * Consultor especialista no levantamento e redefinição de processos de negócio (Ex: sistemas e-business, Business Process Management, etc.).
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Titulação
Pós-Graduação em Gestão de Informação
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Conteúdo
Esta Licenciatura dirige-se a todos os alunos finalistas de 12ºano, que realizem como prova de ingresso as disciplinas de Matemática ou Economia ou Geografia (apenas uma é obrigatória), e que procurem uma formação adequada à Sociedade de Conhecimento para poderem com rigor exercer a função de Gestor de Informação.
Mais simples do que fazer uma definição académica do papel do Gestor de Informação, é apresentar exemplos efectivos do seu trabalho:
Especificação, Concepção e Desenvolvimento de Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão a diversos níveis: estratégico, de gestão e operacional (Ex: Sistemas de Informação Financeiros, e-Learning, Business Intelligence, Balanced ScoreCard, Sistemas Inteligentes, etc.);
Desenvolvimento de Estratégias de CRM (Customer Relationship Management);
Desenvolvimento de indicadores de apoio ao Planeamento Estratégico;
Desenvolvimento de campanhas de marketing com vista à optimização de vendas;
Preparação e implementação de estudos de mercado (market research);
Gestão de Sistemas de Informação (Utilizar, Planear, Validar e Manter os SI/TI nas empresas a diversos níveis: estratégico, de gestão e operacional);
Controlar o desenvolvimento e apoiar os utilizadores;
Analista de risco e de segurança de sistemas de informação;
Consultor especialista no levantamento e redefinição de processos de negócio (Ex: sistemas e-business, Business Process Management, etc.).