Conteúdo
Fundamentação:
O Curso de Especialização/Pós-Graduação em Gestão e Administração Educacional fundamenta-se em evidências e pressupostos que, de seguida, se explanam.
A sociedade do conhecimento lança cada vez mais e maiores desafios às organizações de ensino, que deverão ser capazes de questionar-se, gerir novos saberes e novas práticas de acordo com as necessidades dos alunos, professores e comunidade envolvente.
Pretende-se, e dando resposta às exigências actuais, preparar os professores/educadores para o domínio das novas problemáticas e transformação dos modelos tradicionais de intervenção, tornando-se imprescindível a aquisição de um conjunto de competências profissionais renovadas.
Neste contexto e citando Nóvoa (1992), “embora se deva ter em conta a diversidade das escolas, estas não podem deixar de ser vistas como organizações”, devendo o trabalho do professor ser enquadrado no novo paradigma, pressupondo formação contínua adequada aos objectivos pessoais mas também colectivos.
Reconhece-se a importância que tem sido atribuída à competitividade e mecanismos de coesão, como fontes de transformação e progresso, pela política governativa nacional. Reconhece-se, ainda, que tal não se conquista sem apostas sérias na qualificação profissional e numa sociedade baseada no conhecimento na óptica de uma cultura de exigência e qualidade, de aprendizagem permanente, de incremento da participação e da criatividade.
O programa do Curso de Especialização em Gestão e Administração Educacional é concebido tendo em conta as necessidades de formação para que os profissionais do ensino possam desenvolver competências inerentes ao exercício de funções de administração, tais como:
competências de análise crítica da organização escolar e curricular, da política educativa, da administração pública e do direito administrativo;
competências de intervenção, liderando processos de inovação, envolvendo a comunidade educativa e criando redes de apoio à mudança na escola e conducentes à participação nos processos de tomada de decisão; utilizar métodos e técnicas de planeamento e gestão educacional, organizacional, patrimonial, de recursos humanos e financeiros na programação do ano lectivo.
O Programa desenvolve-se através de um conjunto de oito módulos, correspondentes a unidades curriculares que se enquadram nas Ciências da Educação (Metodologia de Investigação e Comunicação) e a domínios temáticos pertencentes à área de especialização em Gestão e Administração Educacional, (Administração e Gestão Escolar, Avaliação nas Instituições Educativas, Informática Aplicada à Gestão Escolar, Introdução à Educação Especial, Legislação e Normativos e Gestão de Recursos Humanos). Finalmente, o projecto de investigação, cujos objectivos se suportam no desenvolvimento de competências a uma intervenção planeada, com vista à mudança das práticas e à construção de saberes, objectiva o desenvolvimento de competências que subjazem à construção de projectos de investigação educativa, nomeadamente competências de diagnóstico, planificação, execução e avaliação.