Desafios e oportunidades num setor em mudança
Num contexto global de mudança na indústria do Turismo, nas motivações e no mercado turístico, o curso de Turismo visa consolidar e atualizar conhecimentos sobre o setor e/ou a formação de profissionais trabalhando competências ao nível da estruturação da oferta, da qualificação e promoção dos destinos e das empresas turísticas, com conhecimentos e ferramentas que permitam aos alunos serem profissionais de sucesso.
O curso propõe um plano de estudos com um forte equilíbrio entre a componente teórica e prática e com um corpo docente altamente qualificado, com ligação ao setor e experiência nas diferentes áreas do Turismo.
Metodologia Inovadora
Mais do que aprender pretende-se que os alunos apreendam, compreendam e desenvolvam competências que lhes permitam acrescentar valor à experiência, saberes e intuição de que são possuidores.
Considerando a experiência profissional do corpo docente e respetiva ligação ao mundo empresarial e às organizações de turismo no âmbito local e regional, o ensino teórico-prático será complementado com visitas educacionais, aulas abertas e/ou seminários.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Saberes e Competências
- Fornecer conhecimentos avançados e experiências relevantes como alavancas de êxito profissional na atividade turística.
- Compreender o turismo enquanto sistema e clarificar as oportunidades que advêm de uma boa gestão dos destinos turísticos, quer para as empresas, quer para os territórios e respetivas comunidades, numa perspetiva de turismo como negócio sustentável.
- Desenvolver competências de comunicação na procura turística potencial e real, bem como de produção de conteúdos adaptados ao mercado turístico e às respetivas tendências.
- Compreender o ciclo de valor da viagem e desenvolver competências de mapeamento, identificação dos ativos patrimoniais e gestão dos instrumentos de marketing, comercialização e distribuição turística quer nos canais tradicionais do turismo quer no digital.
- Compreender a importância da captação de eventos de lazer e de negócios para a dinamização e promoção dos destinos e desenvolver competências na organização de eventos orientados ao mercado turístico.
- Desenhar o modelo de negócio de um projeto turístico.
Módulo I NOVAS TENDÊNCIAS EM TURISMO
- Novas tendências
- A oferta e a procura turística
- A hospitalidade turística
Módulo II CONTEÚDOS, COMUNICAÇÃO E STORYTELLING
- A comunicação e o marketing: relação e complementaridades
- A comunicação e o turismo
- A Comunicação interpessoal e discursiva
- A comunicação organizacional, estratégica e sistémica
- Princípios de uma comunicação eficiente
- A comunicação em situações de crise
- Casos práticos
Módulo III VALORIZAÇÃO DE ATIVOS PATRIMONIAIS
- Avaliação do potencial dos ativos patrimoniais
- Conversão dos ativos em produtos turísticos
- Estratégias de desenvolvimento de Produtos Turísticos
Módulo IV MARKETING E ESTRATÉGIA DIGITAL
- O Digital – Principais Tendências
- Social Media - Os desafios de comunicar no Digital
- Desenho de Estratégia - O quê, como, quando e onde publicar
- Criação de Conteúdos - Ferramentas, Canais e Formatos
- Planeamento de uma campanha digital
Módulo V PROMOÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO
- Conhecimento da empresa e definição do produto turístico
- Conhecer o meio envolvente, concorrência e o potencial cliente
- Produtos turísticos
- Posicionamento de Portugal nos vários mercados turísticos - Top Mercados
- Conhecer os principais mercados emissores
- Realização de conteúdos
- Definir estratégias de promoção e comercialização
- Realização de Caso de estudo
- Pós-Covid
Módulo VI EVENTOS TURÍSTICOS DE LAZER E DE NEGÓCIOS
- Os eventos e os destinos turísticos
- Captação de eventos de lazer e de negócios
- Planificação e gestão de eventos
Módulo VII GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS
- Desempenho do turismo em Portugal
- A organização do turismo em Portugal
- A Estratégia para o Turismo 2027
- Planos Regionais Desenvolvimento Turístico – apresentação do case study da ER Turismo Centro de Portugal
- A importância dos Planos de Marketing para a gestão do destino
- Estratégia de Produto
- Estratégia de Mercados
- Estratégia de Segmentos
- Estratégia de Marca
Módulo VIII SEMINÁRIOS: ANÁLISE DE CASOS DE SUCESSO
- Visitas educacionais, seminários e/ou aulas abertas
Módulo IX DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM TURISMO - LABORATÓRIO
- Complementado com acompanhamento dos docentes envolvidos nos respetivos módulos, de acordo com as temáticas selecionadas para o projeto. Apresentação final dos projetos individuais.
Condições de inscrição
- Grau superior com licenciatura ou equivalente.
- O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
- Currículo vitae
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Certificado de habilitações e respetiva classificação final
- Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
- Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular