Objectivos
O curso de Gestão Estratégica de Eventos tem como objectivo central contribuir para a formação de “massa crítica” e capital humano tendo em vista responder aos novos desafios e exigências que o sector do turismo enfrenta. Assim sendo, propõe-se valorizar e actualizar os conhecimentos adquiridos ao longo dos percursos académicos e profissionais dos seus discentes, contribuindo deste modo não só para a adequação do sector turístico nacional a uma realidade em constante mudança, mas também para o incremento dos seus factores de competitividade através do acréscimo da qualidade dos produtos e serviços disponibilizados.É de sublinhar que estes desideratos são tão mais importantes quanto a resolução do Conselho de Ministros nº 97/2003, de 1 de Agosto, elegeu o turismo como um dos eixos estratégicos para o desenvolvimento económico do País e o Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) define como linhas de desenvolvimento estratégico, entre outras, a inovação e conhecimento, através da realização de eventos que contribuam para a valorização da proposta de valor do destino, e o reforço da imagem de marca e notoriedade de Portugal, a par da qualificação dos serviços e dos recursos humanos.Tudo isto acentua, ainda mais, a necessidade de redimensionar a gestão dos eventos, no contexto global dos produtos e dos destinos turísticos no quadro de uma relação de compromisso entre a tradição e a inovação, ou, como refere o PENT, num duplo contexto de gestão estruturado por duas grandes vertentes estratégicas: a diferenciação e a qualificação. Para tal, novas competências profissionais, novas formações e novas atitudes são imprescindíveis.