Objectivos
A Associação dos Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) e o Instituto Superior Politécnico Internacional (ISPI) manifestaram, em Protocolo recentemente assinado, a sua disponibilidade para a realização conjunta de actividades de natureza científica, tecnológica, técnico - profissional, cultural e social, segundo as respectivas naturezas e fins institucionais, designadamente nos domínios da educação - formação para quadros profissionais médios e superiores, de projectos de investigação aplicada, de parceria para o estabelecimento de propostas e execução de projectos organizacionais, em regime de consultadoria, generalizado apoio funcional mormente na obtenção de estágios profissionais e respectiva condução pedagógica para formandos e no funcionamento de uma Bolsa de Emprego, que importa desenvolver. Para inicio dessas actividades, foi criado e começa em Setembro próximo a sua carreira uma Pós-Graduação em Gestão Hoteleira em Unidades de Saúde, com a duração de 180 horas.
A Pós-Graduação em Gestão Hoteleira em Unidades de Saúde tem, como objectivos gerais, transmitir conhecimentos para identificação cultural, nos campos estratégico e operacional, dos subsistema hoteleiro e hospitalar, por forma a garantir a sua funcionalização conjunta, em todas as circunstâncias, para resultados.
Tem como objectivos específicos: transmitir aos actores profissionais hoteleiros conhecimentos, capacidades e atitudes susceptíveis de lhes promover desempenho profissional específico em apoio permanente ao subsistema de saúde, estratégico e operacional, bem como a outras áreas envolventes, com ele participantes, com objectividade, qualidade funcional, sentido de responsabilidade e empenhamento sócio-profissional humanizado.
Transmitir aos actores profissionais do subsistema de saúde conhecimento, capacidades e atitudes que lhes permitam identificar e reconhecer estruturas, métodos e modelos de gestão, designadamente operacionais, do subsistema hoteleiro, por forma a que, activa e conscientemente, com ele interajam, sinergética e finalizadamente.
Conteúdo
Estrutura
1º Administração e Estratégia em Saúde
Políticas e Administração da Saúde
Financiamento de Unidades de Saúde
Economia da Saúde
Psico-Sociologia da Saúde
2º Gestão Operacional em Unidades de Saúde
Gestão de Recursos Humanos
Gestão da Produção
Gestão de Aprovisionamento
Gestão da Manutenção de Instalações e Equipamentos
Sistemas de Informação
Marketing em Saúde
Gestão da Qualidade em Saúde
3º Hotelaria em Unidades de Saúde
Gestão Hoteleira em Unidades de Saúde
Higiene Hospitalar e Controlo de Infecção
Gestão e Tratamento de Roupas
Gestão de Alimentação e Dietética
4º Gestão do Risco não Clínico
Sistemas de Avaliação do Risco não Clínico
Higiene e Segurança no Trabalho
Resíduos Hospitalares
Gestão da Segurança em Unidades de Saúde
5º Projecto Profissional
"O Formando é o sujeito da sua própria formação.
Um trabalho de investigação científica, para recolha de informação susceptível de produzir propostas, desejavelmente inovadoras, é, para cada formando, a mais valiosa forma de se confrontar consigo próprio, em termos de conhecimentos, capacidades e atitudes, face ao seu projecto profissional e ao sentido de vida que nele encontra ou pretenda descobrir"