Comentários sobre Pós-graduação em Infância e Juventude em Contexto de Risco - Presencial - Porto - Cidade - Porto
Coordenação
Prof.ª Doutora Ana Sacau
Dr. Carlos Silva Peixoto
Público-alvo
Principal: Técnicos em ativo das CPCJs, EMATs, Reinserção Social, Acolhimento Institucional, Instituições Particulares de Solidariedade Social; Outros: Psicólogos, Assistentes sociais
Condições de ingresso
Licenciatura ou equivalente legal, nacional ou estrangeiro, em Medicina, Direito, Psicologia, Antropologia, Enfermagem, Serviço Social, Sociologia, Educação, Ciências Forenses e Criminais e Ciências Policiais.
Nota: Não licenciados detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste curso de pós-graduação pela coordenação do mesmo poderão apresentar a candidatura. Após a conclusão do curso com aproveitamento, será emitido um diploma de Curso de Especialização.
Apresentação
Esta pós-graduação tem como objetivo geral a especialização dos profissionais que trabalham na área da infância e juventude nos temas relacionados com os contextos de intervenção com essa população e as suas famílias.
O curso assenta num programa interdisciplinar respondendo a uma necessidade formativa identificada, integrando docentes/pesquisadores de elevada qualidade e com uma ampla experiência prática. O programa é destinado a profissionais com interesse em desenvolver estratégias positivas para a afirmação e desenvolvimento da identidade e prática profissional no cuidado à criança e jovem. Inspira-se a partir de uma variedade de disciplinas e abordagens, incluindo direito, psicologia, serviço social, sociologia, educação e política social.
A pós-graduação pretende desenvolver uma abordagem teoricamente informada, compreensiva e baseada na prática, focando uma aprendizagem baseada em evidências de questões relacionadas com os contextos sociais, políticos e culturais de crianças e jovens. Considera e analisa contextos teóricos, políticos e práticos, o desenvolvimento da criança ao longo de toda a trajetória de vida, os métodos de intervenção, a reflexão crítica e métodos de investigação. O papel do Estado, as agências não-governamentais e organizações privadas na prestação de serviços de assistência às crianças e jovens será examinado complementarmente com as perspetivas internacionais na matéria. O programa pretende atender à necessidade de formação de profissionais para atuar com alto nível de qualidade na área de aplicação do direito da infância e juventude, na intervenção precoce, na promoção e proteção, na educação e transtornos de aprendizagem, no comportamento anti-social e delinquência, nas responsabilidades parentais focando uma abordagem centrada na criança/jovem e na família.
Pretende também possibilitar a complementação entre formação prática e teórica dos profissionais, proporcionado um maior conhecimento da rede de intervenção e proteção na infância e juventude e as diversas entidades incluídas nela, com análise aprofundada dos diversos sistemas: jurídico, de saúde, de educação, de proteção e ação social.
Um dos princípios orientadores será o estímulo à cooperação e interdisciplinaridade entre os profissionais e as diversas áreas do saber visando dar efetividade ao princípio do superior interesse da criança e jovem.
Esta pós-graduação visa compreender a questão da violência praticada por ou contra crianças e jovens como uma realidade a ser intervencionada e qualificar os profissionais, visando à construção de propostas através de uma prática marcada por ações consistentes e comprometidas com a efetivação dos direitos fundamentais. O programa centra-se numa perspetiva de:
* preparar os participantes da pós-graduação para uma política e prática de alta qualidade e em programas de avaliação e intervenção com crianças e jovens;
* desenvolver conhecimentos e habilidades dos participantes do programa nas principais teorias, metodologias, políticas e práticas nas áreas relativas às crianças e jovens;
* fornecer aos pós-graduados um conjunto de habilidades genéricas de trabalho para potenciar o trabalho interdisciplinar e promover a integração no mercado de trabalho.
Objetivo geral
Dotar os futuros Pós-graduados de conhecimentos e capacidades adequados à resolução eficaz das questões ligadas à infância e juventude, designadamente, em programas de avaliação e intervenção precoce, na prevenção da violência e na intervenção em vítimas, sensibilizando-os e preparando-os, também, para uma atitude de trabalho interdisciplinar.
Duração
Duração total do curso: 15 semanas
Horário
12 horas por semana: Quartas e sextas-feiras das 18.30 à 22.30 horas e sábados das 9.00 às 13.00 horas
Condições de ingresso e taxas escolares
Outro curso relacionado com assessoria matrimonial e familiar
Pós-Graduação em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores
Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Solicite informaçãoMestrado em Intervenção Comunitária
Centro: ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti
Solicite informaçãoPós-Graduação em Terapia Cognitiva e Comportamental
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoPós-Graduação em Psicoterapia Rogeriana
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoPós-Graduação em Neuropsicologia e Envelhecimento
Centro: CESPU - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário
Solicite informaçãoCurso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores Online
Centro: ADLML - Associação de Desenvolvimento
Solicite informação