Conteúdo
Pós-Graduação em Intervenção na Crise, Catástrofe e Emergência
Apresentação do Curso
Ao longo da história da Humanidade, aconteceram tragédias colectivas, que envolveram perdas afectivas e materiais, sem que os indivíduos ou grupos afectados tivessem qualquer tipo de apoio especializado.
Nas últimas décadas, relacionado com a globalização da transmissão de informação, o impacto das situações de crise relacionas com catástrofes naturais ou provocadas pelo ser humano vão chegando ao conhecimento das comunidades em tempo real.
A importância de intervenção multidisciplinar com o menor hiato de tempo possível, revela-se um factor determinante para suprir as necessidades físicas, psicológicas e sociais das pessoas ou grupos afectados no imediato e na tentativa de minimizar os efeitos traumáticos posteriores.
Este curso tem como objectivo global constituir-se como uma ferramenta de apoio que visa dotar os profissionais de competências para lidar com a intersubjectividade que emerge nos contextos de intervenção em situações de crise, catástrofe e emergência.
Duração, Estrutura do Curso e Nível de Qualificação Conferido
A Pós-Graduação tem uma duração total de 214 horas e 48 ECTS. As Unidades Curriculares são compostas por vários Módulos. As horas e ECTS são divididos da seguinte forma:
Tronco Comum (para todos os profissionais), com uma duração de 118 horas e 24 ECTS.
A UC Avaliação e intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe é constituída pelos seguintes módulos:
Avaliação, planeamento e intervenção em situações de crise, catástrofe e emergência;
Stress e Ansiedade em situações de salvamento, resgate e auxilio;
Situações de terrorismo, sequestro e atentados;
A UC Intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe I é constituída pelos seguintes módulos:
Intervenção na crise e catástrofes em Missões internacionais;
Intervenção psicofarmacológica em situação de crise, emergência e catástrofe;
Enquadramento jurídico da intervenção em situação de crise, emergência e catástrofe;
Comunicação em situação de crise, emergência e catástrofe;
Critical Incident Stress Management;
Exercício Prático – Simulação;
A UC Gestão de Meios é constituída pelos seguintes módulos:
Meios disponíveis e respectivas competências em situações de crise, emergência e catástrofe;
Voluntariado em cenário de emergência;
A UC Gestão de Projectos em situações de crise, emergência e catástrofe é constituída pelos seguintes módulos:
Gestão de projecto em saúde;
Metodologia de Projecto;
Ramo para Psicólogos, com uma duração de 96 horas e 24 ECTS.
A UC Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise, catástrofe e emergência é constituída pelos seguintes módulos:
Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise, emergência e catástrofe;
Avaliação e intervenção psicológica com grupos em situações de crise, emergência e catástrofe;
Avaliação e intervenção psicológica com crianças em situações de abuso sexual ou maus tratos;
Avaliação e intervenção psicológica com mulheres em situações de crise: violação; violência doméstica;
Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise desencadeadas por um diagnóstico de doença física grave;
Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise emocional reactiva a situações de emergência e catástrofe;
Avaliação e intervenção psicológica em situações de crise associadas a tentativas de suicídio;
Avaliação e intervenção psicológica em famílias em situações de crise;
Apoio psicossocial aos profissionais de saúde em situações de crise, emergência e catástrofe;
A UC Ética e deontologia para Psicólogos é constituída pelo seguinte módulo:
Questões éticas na avaliação e intervenção psicológica em situações de crise, emergência e catástrofe;
Ramo para os profissionais não psicólogos com uma duração de 96 horas e 24 ECTS.
A UC Intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe II é constituída pelos seguintes módulos:
Apoio à família das vítimas;
Estratégias de auto-controle e gestão de stress;
Apoio psicossocial;
A relação de ajuda;
A UC Processos emocionais desencadeados por situações de crise, emergência e catástrofe é constituída pelos seguintes módulos:
A morte e o luto;
Consequências emocionais e psicológicas nos profissionais de saúde e de emergência na intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe;
Reacções emocionais em indivíduos com diagnóstico de doença física grave;
Alterações psicológicas em situações de crise, emergência e catástrofe;
A UC Ética e deontologia é constituída pelo seguinte módulo:
Questões éticas na intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe;
A UC Gestão de Meios e equipas em situações de crise, emergência e catástrofe é constituída pelos seguintes módulos:
O agente de intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe;
Selecção e formação de equipas para intervenção em situações de crise, emergência e catástrofe;
Equipas de socorro;
Intervenção em saúde em diferentes contextos de desenvolvimento;
É possível a realização, para um máximo de dois alunos, de um estágio integrado numa eventual missão da AMI, que esteja a decorrer. A realização deste estágio está sujeita a condições particulares.
A conclusão deste Curso confere um diploma de Pós-Graduação.
Objectivos do Curso
Fornecer aos profissionais de diferentes áreas conhecimentos teóricos e práticos para desenvolverem estratégias de avaliação e intervenção em situações de crise, catástrofe e emergência;
Desenvolver competências de avaliação do impacto em indivíduos, grupos e profissionais envolvidos na intervenção das situações de crise, catástrofe e emergência;
Aprofundar conhecimentos especializados que permitam a compreensão dos processos de avaliação e intervenção nas situações de crise, catástrofe e emergência, numa perspectiva multidisciplinar;
Desenvolver competências para que os diferentes profissionais estabeleçam objectivos de intervenção específicos aos diferentes contextos, indivíduos e grupos em situação de crise, catástrofe e emergência;
Habilitar para a elaboração e implementação de projectos de intervenção em situações de crise, catástrofe e emergência;
Desenvolver competências de gestão de equipas, prevenção do stress e gestão de meios disponíveis em situações de crise, catástrofe e emergência;
Desenvolver competências específicas de avaliação e intervenção psicológicas dirigidas ao indivíduo ou grupo em situações de crise, emergência e catástrofe (*);