Conteúdo
Conteúdos Programáticos
Química Ambiental
Noções de cálculos estequiométricos. Química da água: conceitos de ácido base, oxidação redução, solubilidade e de complexação. Química do ar: principais processos fotoquímicos, efeito de estufa e chuvas ácidas. Química dos solos: factores que afectam a composição de um solo, poluentes e principais reacções. Química orgânica ambiental: nomenclatura de compostos orgânicos e principais poluentes orgânicos. Forças intermoleculares.
Poluição e Legislação Ambiental
Legislação geral do ambiente; licenciamento industrial. Poluição da água e legislação aplicada. Poluição do ar e legislação aplicada. Poluição gerada por resíduos, legislação aplicada. Poluição dos solos. Poluição sonora, legislação aplicada. Energia, combustíveis, gases refrigerantes. Risco industrial, substâncias e preparações perigosas; legislação aplicada.
Metrologia
Noções básicas de metrologia e de padrões de trabalho: referências utilizados nos laboratórios metrológicos. Fundamentos das técnicas da medição: sistemas e instrumentos da medida. Noções de incerteza, dispersão, exactidão, classe de exactidão. Métodos estatísticos em medida. Calibração e verificação dos instrumentos de medida.
Instrumentação Industrial e Ambiental
Introdução à instrumentação: os processos industriais, regulação manual e automática, terminologia aplicada. Sensores, transdutores e transmissores. Sinais normalizados. Técnicas utilizadas na medida de grandezas físicas e químicas: pressão, caudal, temperatura, nível, densidade, pH, condutividade, gases e turvação. Elementos finais de controlo e outros actuadores.
Controlo Industrial
Introdução ao controlo. Modelos de processos dinâmicos. Controlo em anel fechado. Estabilidade de sistemas de controlo. Métodos de sintonia de controladores PID. Aspectos práticos dos PID. Sistemas com atraso. Noções de sinais e sistemas discretos. Métodos de controlo avançado: controlo com modelo interno e controlo preditivo.
Sistemas Automáticos de Medida
Instrumentação distribuída. Sensores: analógicos, digitais e inteligentes. Redes de sensores. Interfaces de comunicação: RS232, RS422, RS485 e GPIB. Protocolo de comunicação TCP/IP (telemetria). Comunicações wireless. Linguagens de programação orientadas para nstrumentação virtual (LabVIEW, VEE, TestPoint. Placas de aquisição de dados (DAQ – Data AcQuisition).
Biosensores
Introdução aos biosensores, definição. Componentes do biossensor. Componentes biológicas usadas na construção do biosensor, elementos sensores. Tipos de trandutores: ópticos, electroquímicos (amperométricos, potenciométricos e condutimétricos), piezométricos, calorimétricos e capacitivos. Processos de imobilização que permitem a criação de biossensores. Tipos de equipamento, Miniaturização de biossensores.
Métodos de Análise em Ambiente
Modelos de Dispersão e Controlo de Poluição
Implementar sistemas de instrumentação e controlo em processos ambientais.
Optimizar os processos. Modelação, monitorizar e simulação de fenómenos de dispersão e transporte de poluentes em meios aquáticos e na atmosfera. Controle e modelação da poluição sonora.