Comentários sobre Pós-graduação em Motricidade Oro-facial - Presencial - Póvoa De Lanhoso - Braga
-
Objectivos
IDENTIFICAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A Pós-graduação é composta por nove Unidades Curriculares distribuídas ao longo de um ano lectivo. Os alunos deverão adquirir competências comunicativas, comportamentais, cognitivas, técnicas e de desenvolvimento pessoal na área da motricidade oro-facial. Nos dois primeiros meses, o ensino terá uma contribuição essencialmente de áreas afins (enfermagem, fisioterapia, ciências sócias, higiene oral, radiologia, odontologia, análises clínicas, farmácia e medicina). A partir do terceiro mês os alunos iniciam um contacto mais prático com profissionais terapeutas da fala que actuam na área da motricidade oro-facial, através de módulos direccionados para a intervenção terapêutica em distúrbios e patologias com envolvimento motor e sensitivo de cabeça e pescoço. No último mês, serão aprofundados conhecimentos teórico-práticos na área da investigação para a aquisição de competências de gestão e estudo.
-
Dirigido a
Bacharéis e Licenciados em Terapia da Fala.
-
Titulação
Especialista em Motricidade Oro-facial
-
Conteúdo
ESTRUTURA CURRICULAR E PLANO DE ESTUDOS
A presente proposta baseia-se em reflexões e conclusões advindas da análise e estrutura curricular do curso de Terapia da Fala em diferentes escolas, no sentido de minimizar défices curriculares na intervenção junto da área proposta para a pós-graduação.
Considerou-se que a aprendizagem deve iniciar-se com um conjunto de conhecimentos globais fomentando a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de competências básicas e essenciais para a intervenção do Terapeuta da Fala. Pretende-se acima de tudo, com este plano de estudos tornar o ensino mais participativo e reflexivo, criando capacidades especializadas e diferenciadas para os Terapeutas da Fala.
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS OBJECTIVOS DA PÓS-GRADUAÇÃO
Os objectivos gerais e específicos são:
• Proporcionar aos estudantes a aquisição de um conjunto de conhecimentos teórico-práticos na área da motricidade e sensibilidade oro-facial;
• Preparar os estudantes para a concepção, planeamento, organização, aplicação e avaliação de utentes com perturbações da motricidade e sensibilidade oro-facial;
• Proporcionar aos estudantes aptidão prática para a aplicação de Protocolos formais e informais de avaliação e análise dos seus resultados;
• Proporcionar aos estudantes aptidão prática para a aplicação de diferentes métodos e técnicas de intervenção em diferentes distúrbios e patologias;
• Motivar os estudantes para a procura de novos conhecimentos, de novas formas de solucionar problemas e novas formas de actuação;
• Proporcionar aos estudantes aptidão prática para a concepção, planeamento, organização e concretização de um Plano de Intervenção adequado às necessidades individuais de cada utente; bem como aptidão para análise da implementação desse Plano e introdução de alterações sempre que necessário;
• Dotar os estudantes de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais;
• Dotar os estudantes de capacidade de transmitir informação de uma forma correcta e clara em situações sociais e científico-profissionais;
• Desenvolver competências de trabalho sistemático e rigoroso, com sentido crítico.
Unidades Curriculares e seus respectivos módulos
Unidade Curricular: Metodologia da Pesquisa Científica
• Metodologia da Pesquisa Científica I – Aula Inicial
• Metodologia da Pesquisa Científica I
• Metodologia da Pesquisa Científica II - SPSS
Unidade Curricular: Bioética, Biossegurança e Primeiros Socorros
• Bioética
• Biossegurança e Epidemiologia
• Primeiros Socorros
Unidade Curricular: Bases Anatomofisiológicas do Sistema Estomatognático e Técnicas Manuais
• Ontogênese e Bases Cefalométricas
• Fisiopatologia do Sistema Estomatognático
• Anatomia Palpatória
• Massoterapia Aplicada a região Oro-facial e Cervical
Unidade Curricular: Saúde Oral e Exames Complementares
• Fundamentos de Análises Clínicas
• Fundamentos de Saúde Oral
• Imagiologia aplicada a região oro-facial
Unidade Curricular: Motricidade Oro-facial aplicada a neonatologia e a pediatria
• Neonatologia e Pediatria
• Intervenção da Terapia da Fala em Neonatologia e Pediatria
Unidade Curricular: Motricidade Oro-facial aplicada a casos neurológicos
• Neurologia aplicada a Terapia da Fala
• Actuação da Terapia da Fala nos distúrbios neurológicos
• Actuação da Terapia da Fala na Paralisia Cerebral
Unidade Curricular: Temas Aprofundados I
• Actuação terapêutica nos distúrbios da respiração
• Actuação terapêutica relacionada com a Ortodontia
• Actuação terapêutica com paralisia facial e disfunção temporomandibular
Unidade Curricular: Temas Aprofundados II
• Actuação terapêutica nos traumas de face
• Actuação terapêutica com portadores de fendas lábiopalatinas
• Actuação terapêutica em cancro de cabeça e pescoço
Unidade Curricular: Temas Aprofundados III
• Actuação terapêutica com pacientes queimados
• Biofeedback e eletromiografia de superfície
• Farmacologia aplicada à actuação da terapia da fala