A ação política, quer como exercício do poder democrático, quer como oposição ao poder estabelecido, exige conhecimentos avançados de comunicação numa lógica integrada e estratégica. O funcionamento do sistema político passa em grau elevado pela comunicação nas vertentes dos media e das redes sociais, numa lógica sistémica analógica e digital. Inclui as técnicas de comunicação interpessoal e discursiva. O campo da comunicação política confunde-se, em grau muito elevado, com a própria ação política.
As campanhas eleitorais, como expressão da competitividade política, têm um papel decisivo no funcionamento do sistema político democrático e na determinação de quem exerce o poder. O conjunto de ações e de tarefas que as constituem visam criar preferências racionais e emocionais por candidatos e organizações políticas por parte dos cidadãos.
Mais do que ministrar saberes, o curso tem como objetivo principal contribuir para a compreensão dos fenómenos de comunicação, do marketing e das campanhas eleitorais. Mais que o conhecimento abstrato nos interessa o saber-fazer. O desafio para os pós-graduandos mais que aprender é de compreender e apreender saberes indispensáveis e experiências com valor. O objetivo é de garantir aos pós-graduados competências, com base na experiência e nos conhecimentos científicos, de organização e liderança de uma campanha eleitoral.
O curso em Organização e Liderança de Campanhas Eleitorais é uma formação avançada e complementar para quem tem interesses específicos pelos fenómenos da política, da comunicação política e das campanhas eleitorais.
Metodologia Inovadora
Mais do que o saber teórico, pretende-se que os estudantes compreendam as diversas matérias e os fenómenos a elas ligadas. Quem compreende sabe fazer e é capaz de encontrar soluções para os problemas que surjam.
Segue-se uma metodologia participativa e envolvente dos estudantes numa turma muito pequena, em que o desafio é experimentar e fazer mais do que o simples aprender.
Aulas
As aulas decorrem de forma híbrido, presencial e/ou com a possibilidade de serem frequentadas online.
Saberes e Competências
- Organizar, desenhar a estratégia e liderar uma campanha eleitoral.
- Organizar campanhas eleitorais municipais.
- Saber utilizar, de modo eficiente, a comunicação e o marketing nas instituições públicas e políticas.
- Compreender os fenómenos da comunicação política nas suas várias dimensões.
- Compreender os sistemas que interagem diretamente com o sistema político.
Módulo I CONCEITOS ESSENCIAIS DE CIÊNCIA POLÍTICA
- Política e Poder: como conceitos e como sistemas;
- Caraterísticas e fontes do poder político;
- Sistemas políticos democráticos e não democráticos;
- Os partidos políticos: noções base de história, caraterísticas, tipologias e funções;
- Do antigo regime e do poder teocrático ao estado moderno e soberania popular;
- Eleições: história, funções e modelos eleitorais.
Módulo IICOMUNICAÇÃO E MARKETING POLÍTICO
- Principais teorias, modelos e dimensões de comunicação e de marketing político;
- A interação entre o sistema mediático, o sistema político e a opinião pública;
- A comunicação e o marketing digital;
- O Plano de comunicação e de marketing;
- A mensagem política e a teoria da comunicação por processos.
Módulo III CONCEPTUALIZAÇÃO CAMPANHAS ELEITORAIS E ESTRATÉGIAS
- A teoria dos jogos e as estratégias;
- Princípios estratégicos;
- O Plano Estratégico Eleitoral:
- Conceção e utilidade;
- Diagnóstico do espaço eleitoral:
- Importância e conteúdos ou matéria a diagnosticar;
- Meios de diagnóstico:
- Focus Group e Sondagens;
- Estudos eleitorais
- Objetivos: estratégicos e conjunturais;
- Organização, recursos e meios;
- Programação:
- Avaliação.
Módulo IV HISTÓRIA, LEGISLAÇÃO, TIPOLOGIAS E TEORIAS DO COMPORTAMENTO ELEITORAL
- Concetualização, tipologias e modelos;
- Liderança e preparação dos candidatos;
- Ordenamento jurídico das campanhas:
- Legislação eleitoral;
- Sistemas eleitorais;
- Métodos eleitorais;
- Teorias do comportamento eleitoral e a causalidade na decisão do voto;
- Os tempos e as fases de uma campanha eleitoral;
- As especificidades de uma campanha eleitoral autárquica;
- Formação dos ativos, da campanha.
Módulo V O MARKETING DE CAMPANHA
- Teorias USP e ESP,
- Storytelling,
- Programa, mensagem (slogan) e temas,
- Identidade do candidato (notoriedade e atributos de imagem) a lista candidata e o partido,
- Grafismo, cores e design, logo musical
Módulo VI EVENTOS E MEIOS DE CAMPANHA
- Ações de relações públicas;
- Ações de marketing de rua e direto;
- Ações de comunicação e marketing digita e eventos de marketing comunitário;
- Os suportes de campanha:
- Design, lettering: e cores:
- Cartazes, outdoors, desdobráveis, revistas ou jornais, cartas abertas etc.
- Seminário: Como ganhamos eleições – dois presidentes e um ex-presidente explicam como ganharam eleições
Módulo VII CASO DE ESTUDO - ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA DE UMA CAMPANHA ELEITORAL MUNICIPAL
- Diagnóstico (estudo eleitoral, focus group e sondagens)
- Objetivos
- Recursos humanos e meios financeiros
- Modelo organizacional
- Tipologia de campanha
- Comunicação e marketing: meios analógicos e digitais
- Imagem do candidato – storytelling
- Mensagem e ausência de programa
- Fases da campanha
- Estratégias
- A inesperada vitória para o exterior e esperada para o interior.
Módulo VIII FALAR EM PÚBLICO, CONSTRUÇÃO DO DISCURSO, EXPRESSÃO CORPORAL E MEDIA TRAINING
- Técnicas de falar em público
- O papel da argumentação e da expressão corporal
- A construção do discurso e a mensagem
- Sessões práticas de expressão corporal e media training
Módulo IX ORGANIZAÇÃO E LIDERANÇA DE UMA CAMPANHA ELEITORAL CONCRETA (SITUAÇÃO REAL)Seminários PALCO DE DEBATE DOS TEMAS DA ATUALIDADE
- Um seminário por cada módulo
Ensaio Final APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS FINAIS
O principal objetivo do ensaio final (dissertação) consiste em proporcionar aos alunos o aprofundar dos seus conhecimentos, capacidades, competências e aptidão no contexto do ciclo de estudos.
Condições de inscrição
- Grau superior com licenciatura ou equivalente.
- O exercício profissional pode dispensar a licenciatura (sujeito a análise de curriculo vitae).
Documentos necessários
- Currículo vitae
- Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão
- Certificado de habilitações e respetiva classificação final
- Candidato com habilitação estrangeira, enviar certificado com escala de avaliação utilizada
- Outros documentos que considere pertinentes para apreciação de mérito curricular