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Pós-Graduação em Ictiologia Fluvial
Apresentação do Curso
A pós-graduação em Ictiologia Fluvial surge numa época em que o grupo taxonómico dos peixes de água doce é considerado um dos mais ameaçados à escala global, principalmente devido aos elevados níveis de poluição dos cursos de água, fragmentação imposta por barragens intransponíveis, escassez de água, destruição de habitats, entre outras ameaças. Em Portugal, a sobrevivência da maioria das espécies de peixes de água doce está ameaçada, escasseiam os rios pristinos e sem poluição, os períodos de seca (em particular no sul do país) são cada vez mais intensos e prolongados no tempo, assiste-se à invasão de várias espécies exóticas, e os sistemas fluviais continuam a ser fragmentados com a construção de barragens e mini-hídricas. A implementação do plano nacional de barragens carece de estudos prévios de impacto ambiental e é notória a falta de uma oferta formativa que contribua para a especialização de técnicos nesta temática. O mesmo se passa relativamente à implementação da Directiva Quadro da Água. Por outro lado, os técnicos dos Parques Naturais do Instituto de Conservação da Natureza são frequentemente confrontados com a necessidade de emitir pareceres, adoptar medidas de gestão de populações ameaçadas ou planear medidas mitigadoras do incremento do número e abundância de espécies exóticas, pelo que também para este sector o curso pode ser extremamente relevante. Finalmente, a especialização em Ictiologia Fluvial por estudantes de Biologia, Engenharia do Ambiente e áreas afins, pode representar uma mais-valia em termos de empregabilidade futura.
Objectivos do Curso
A pós-graduação em Ictiologia Fluvial incidirá sobre a Biologia, Ecologia, Sistemática e Taxonomia, Filogenia e Filogeografia, Genética de Populações e Etologia de peixes de água doce. O principal objectivo do plano de estudos apresentado é dotar os alunos de conhecimentos e instrumentos metodológicos sólidos considerados fundamentais para profissionais e estudantes envolvidos na Conservação destas espécies. A componente prática é bastante valorizada e a aquisição de competências será feita privilegiando a participação directa do aluno em diversas actividades, nomeadamente amostragens com recurso a pesca eléctrica, monitorização de comunidades piscícolas, procedimentos laboratoriais na área da Biologia Molecular e sessões de identificação de espécies com espécimes preservados.