Conteúdo
Enquadramento
A escola necessita de uma equipa multidisciplinar onde a formação em Psicologia da Educação esteja presente, nomeadamente na área de orientação educativa, centrando-se no estudo psicológico dos problemas quotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de ensino e avaliação, bem como métodos de pesquisa, análises estatísticas e procedimentos de medição e avaliação apropriados para estudar o pensamento e os processos culturais e sociais das escolas. É neste sentido que consideramos importante a existência deste curso de Pós-Graduação. Nesta conjuntura, organizámos este plano curricular, onde integrámos unidades educacionais, vocacionais, clínicas e de psicologia social e um projecto supervisionado, para que corresponda a uma formação adequada. O desafio actual deixou de ser o das crianças e jovens em risco para passar a ser o da escola em risco de insucesso, o do sistema educativo em risco de ineficácia e o da sociedade que arrisca a coesão social (CNE, 2004). Consideramos o plano curricular deste curso de Pós Graduação abrangente (unidades curriculares educacionais, vocacionais, clínicas e de psicologia social), com ênfase no Projecto supervisionado e reflectido. Os Seminários de Acompanhamento centram-se no desenvolvimento de competências de análise sistemática, de capacidade investigativa, de procura e de adequação ao contexto. Enfatizamos, também, as metodologias participativas e a inovação, recorrendo sistematicamente às tecnologias de informação e comunicação, no sentido de uma formação para a excelência.