Pós-Graduação em Psicologia da Educação

Solicite informação sem compromisso ESEPF - Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós-Graduação em Psicologia da Educação - Presencial - Porto - Cidade - Porto

  • Objectivos
    Com esta pós-graduação pretende-se desenvolver nos formandos competências básicas relacionadas com: a identificação e avaliação de problemas educacionais, e propostas de intervenção para a sua resolução; a aquisição reflexiva de conhecimentos sobre o processo de desenvolvimento vocacional ao longo da vida; a elaboração, gestão e avaliação de programas educativos; a articulação de estratégias de avaliação e intervenção entre todos os intervenientes no processo educativo; o trabalho em equipas interdisciplinares e multi-profissionais; a mobilização de todos os saberes; entre outras. Pretende-se desenvolver nos formandos a capacidade crítica e reflexiva sobre as respostas educativas actuais e a as que deverão ser implementadas no futuro. Far-se-á o enfoque nos aspectos teóricos decorrentes da investigação desenvolvida, até ao momento, no domínio da Psicologia da Educação, optando por um conjunto de conceitos e atitudes que contribuem para a operacionalização do estudo psicológico dos problemas presentes em contextos educativos.
  • Dirigido a
    Esta formação destina-se a Licenciados em Psicologia/Ciências Psicológicas, Educadores de Infância, Professores, designadamente com funções de direcção de turma, Educadores Sociais, Peritos de Orientação, Psicopedagogos e outros Licenciados em áreas afins.
  • Titulação
    Pós-Graduado em Psicologia da Educação
  • Conteúdo
    Enquadramento
    A escola necessita de uma equipa multidisciplinar onde a formação em Psicologia da Educação esteja presente, nomeadamente na área de orientação educativa, centrando-se no estudo psicológico dos problemas quotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de ensino e avaliação, bem como métodos de pesquisa, análises estatísticas e procedimentos de medição e avaliação apropriados para estudar o pensamento e os processos culturais e sociais das escolas. É neste sentido que consideramos importante a existência deste curso de Pós-Graduação. Nesta conjuntura, organizámos este plano curricular, onde integrámos unidades educacionais, vocacionais, clínicas e de psicologia social e um projecto supervisionado, para que corresponda a uma formação adequada. O desafio actual deixou de ser o das crianças e jovens em risco para passar a ser o da escola em risco de insucesso, o do sistema educativo em risco de ineficácia e o da sociedade que arrisca a coesão social (CNE, 2004). Consideramos o plano curricular deste curso de Pós Graduação abrangente (unidades curriculares educacionais, vocacionais, clínicas e de psicologia social), com ênfase no Projecto supervisionado e reflectido. Os Seminários de Acompanhamento centram-se no desenvolvimento de competências de análise sistemática, de capacidade investigativa, de procura e de adequação ao contexto. Enfatizamos, também, as metodologias participativas e a inovação, recorrendo sistematicamente às tecnologias de informação e comunicação, no sentido de uma formação para a excelência.

Outro curso relacionado com psicologia educativa

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |