Pós- graduação em Psicopatologia da Infância e da Adolescência - do Diagnóstico à Intervenção

Solicite informação sem compromisso Associação Central de Psicologia

Para enviar a solicitaçao, você deve aceitar a Política de Privacidade

Comentários sobre Pós- graduação em Psicopatologia da Infância e da Adolescência - do Diagnóstico à Intervenção - Presencial - Coimbra - Coimbra - Coimbra

  • Objectivos
    OBJETIVOS:

    O Curso tem como objectivo geral a aquisição, o desenvolvimento e o aprofundamento de conhecimentos necessários sobre os principais quadros Psicopatológicos que incidem na infância, na adolescência no que se refere a diagnóstico, classificação, avaliação e intervenção psicológica, cognitivo-comportamental, para uma intervenção enquadrada nas boas práticas da Psicologia Clínica.

    Exploração de situações clínicas com impacto no funcionamento Psicológico da Criança e do Adolescente.

    Conceptualização e discussão de Casos Clínicos.

    COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR:

    -Formação científica completa, rigorosa, actualizada e prática em Psicopatologia da Criança e do Adolescente.

    -Competência de avaliação clínica, diagnóstico e diagnóstico diferencial

    -Competências técnicas específicas de avaliação e intervenção.

    -Capacidade de avaliação dos resultados da intervenção.

    -Desenvolvimento de capacidade reflexiva crítica.
  • Dirigido a
    DESTINATÁRIOS:

    Estudantes finalistas e profissionais na área da Psicologia, Licenciados e Profissionais na área da Psiquiatria, Internos de Psiquiatria e Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Técnicos na área da Saúde Mental. Técnicos de Serviço Social.


    METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:

    Assistência e Participação mínima Assiduidade de 75% da duração do Curso.

    Avaliação Contínua e Realização de um exame de escolha múltipla no final do Curso (Facultativo)


    FUNDAMENTAÇÃO:

    Os conhecimentos da Psicopatologia são fundamentais para um diagnóstico preciso e para o planeamento de uma intervenção psicoterapêutica eficaz.

    O Curso de Pós Graduação em Psicopatologia da Infância à Adolescência - do Diagnóstico à Intervenção, tem como principal foco a atualização de conhecimentos e competências no diagnóstico e tratamento psicológico da Psicopatologia da criança, do adolescente, do adulto e do idoso.

    Trata-se de uma formação com uma forte componente prática, onde se procurará orientar os formandos desde o diagnóstico e avaliação, à intervenção e acompanhamento psicológico nas Perturbações mais comuns da Prática Clínica

    Inclui conceptualização e discussão de casos clínicos em todos os módulos e afigura-se sobretudo como uma oportunidade de partilha, exposição de dúvidas e participação ativa dos formandos através de discussão de casos, de forma a consolidar os conhecimentos adquiridos e garantir a sua adequação à prática.

    Nos termos do disposto no artigo 45.º do Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008, de 25 de Junho, e tendo em vista o prosseguimento de estudos para a obtenção de grau académico (Mestrado ou Doutoramento), os estabelecimentos de ensino superior poderão creditar ECTS esta formação visa ainda constituir-se numa valorização curricular na admissão a concursos públicos e privados.
  • Titulação
    SIM
  • Conteúdo
    Pós- graduação em Psicopatologia da Infância e da Adolescência - do Diagnóstico à Intervenção

    MÓDULO 1: 
    História da Psicopatologia e Sistemas de Classificação |4 horas|
    História da Psicopatologia e Sistemas de Classificação
    Conferencista Pro Bono: Professor Doutor Carlos Fernandes
     
    MÓDULO 2 : Introdução à Avaliação e Intervenção Cognitivo Comportamental com Crianças e Adolescentes |4 horas|
    Avaliação clínica com crianças e adolescentes.
    História clínica, análise funcional, avaliação categorial e dimensional. Estabelecimento de hipóteses de diagnóstico e proposta terapêutica. Avaliação de resultados.
    Conferencista Pro Bono: Professor Doutor Carlos Fernandes
     
    MÓDULO 3: Bases Neuroanatómicas e Neurofisiológicas do Comportamento |7 horas|
    Medicina  e Saúde Comportamental; Psicologia da Saúde;       
    O Sistema Nervoso/Sistema Nervoso Autónomo       
    Sistema Endócrino, Sistema Imunitário e Sistema Nervoso Simpático
    Formador: Professor Doutor Luís Maia
     
    MÓDULO 4: Psicopatologia das Funções Cognitivas nas Crianças e Adolescentes |7 horas| 
    Conceptualização, Avaliação e técnicas de intervenção Psicológica
    Discussão de Casos
    Formador: Professora Doutora Sandra Soares

    MÓDULO 5: Estados Ansiosos na Criança e no Adolescente |7 horas|
    Conceptualização, avaliação e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professora Doutora Sandra Soares

    MÓDULO 6: Vinculação na Infância e na Adolescência |4 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professora Doutora Maria Cristina Canavarro 
     
    MÓDULO 7: Ansiedade de Separação nas Crianças e Adolescentes |3 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Conferencista Pro Bono: Professora Doutora Maria Cristina Canavarro
     
    MÓDULO 8: Perturbações Globais do Desenvolvimento nas Crianças e Adolescentes |7 horas|
    Conceptualização, avaliação e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professora Doutora Luísa Lima

    MÓDULO 9: Depressão na Criança e no Adolescente |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professor Doutor Carlos Carona (Coimbra)
                         Mestre Tatiana Homem (Lisboa)

    MÓDULO 10: Perda e Luto na Infância e na Adolescência |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Conferecista Pro Bono: Professora Doutora Maria Cristina Canavarro

    MÓDULO 11: Perturbações Disruptivas do Comportamento |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Conferencista Pro Bono: Professor Doutor Daniel Rijo
     
    MÓDULO 12: Perturbações da Alimentação e do Comportamento Alimentar na Infância e na Adolescência |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professora Doutora Anabela Araújo
     
    MÓDULO 13: Perturbações da Aprendizagem na Infância e na Adolescência (Dislexia, Disgrafia, Discalculia...) nas Crianças e Adolescentes |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: A confirmar
     
    MÓDULO 14: Perturbações da Comunicação na Infância e na Adolescência |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professora Doutora Fátima Andrade 
     
    MÓDULO 15: Psicoses Infantis |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Mestre Tatiana Homem
     
    MÓDULO 16: Comportamentos Suicidários na Infância e na Adolescência |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    Formador: Professor Doutor Carlos Braz Saraiva - A confirmar
     
    MÓDULO 17: Discussão de Casos Clínicos |7 horas|
    Conceptualização, avaliação, diagnóstico e técnicas de intervenção psicológica.
    Discussão de Casos
    FormadorProfessor Doutor Daniel Rijo

Outro curso relacionado com psicologia - todas

Utilizamos cookies para melhorar nossos serviços.
Se continuar navegando, aceita o seu uso.
Ver mais  |