Coordenação científica
- PROF. DOUTOR A. ALMEIDA-DIAS
- PROF. DOUTOR MANUEL FILIPE SANTOS
- DR. JOÃO MIRANDA
- ENG. GABRIEL PONTES
Coordenação pedagógica
Introdução
As novas tecnologias na saúde e as crescentes exigências e expectativas dos cidadãos têm determinado, nos últimos anos, o aumento da procura dos serviços de saúde. Por seu lado, para fazer face a alterações sócio económicas, a oferta, quer em termos de serviços de saúde públicos quer privados, tem vindo a ajustar-se no sentido de proporcionar aos cidadãos a melhoria das acessibilidades, a integração dos serviços de prestação de cuidados, a melhoria da qualidade do serviço e o acesso a programas de auto cuidados, que incluam mais informação e formação sobre aspectos de saúde.
A Especialização em Sistemas de Informação para a Saúde visa a formação pós-graduada em temas que integram aspectos organizacionais, sociais e tecnológicos relacionados com a gestão, o desenvolvimento e a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações de saúde.
Destina-se aos profissionais de saúde que possuam uma licenciatura e pretendam complementar ou reciclar os seus conhecimentos.
Estrutura curricular
UNIDADE CURRICULAR 1 – GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
1- Caracterização das organizações de Saúde
- Modelos e formas de gestão
- OBJECTIVOS: Debater as particularidades de um sistema de saúde. Comparar diferentes sistemas de saúde. Conhecer diferentes sistemas de saúde implementados em outros países. Novas formas de gestão: parcerias público privadas. Análise crítica das diferentes formas de gestão.
- O Sistema Nacional de Saúde
- OBJECTIVOS: Perceber como está estruturado o SNS, a sua importância para o funcionamento do sistema de saúde na sua globalidade. Evolução do SNS desde a sua constituição; seus principais paradigmas e desafios. A utilização dos Sistemas de Informação pelo SNS – seu enquadramento na política estratégica.
- O Hospital como referência central do SNS
- OBJECTIVOS: Compreender a importância dos hospitais para o funcionamento do sistema. Modo de articulação dos hospitais com as restantes unidades de saúde. Estrutura e organização de um Hospital. A importância dos Sistemas de Informação num Hospital.
2- Fundamentos da Gestão e Desempenho Organizacional
- Modelos de gestão
- OBJECTIVOS: Diferentes modelos de gestão organizacional aplicáveis às unidades de saúde. Gestão interna vs gestão direccionada para o utente. Troca de experiências entre os participantes sobre a realidade de diferentes instituições. Caso específico dos Centros de Responsabilidade Integrados.
- O Financiamento da Saúde
- OBJECTIVOS: Enquadramento teórico sobre diferentes formas de financiamento da saúde. Debater a problemática da escassez de recursos financeiros e do crescimento progressivo dos custos com a saúde. A situação portuguesa.
- Gestão de RH nos serviços de saúde
- OBJECTIVOS: Identificar as diferentes categorias profissionais integrantes do sistema de saúde. A aplicação do código de trabalho e a política de vínculos, vencimentos e carreiras. Debater temas como: as particularidades intrínsecas da gestão de recursos humanos na saúde ou o paradigma da aplicação de sistema de incentivos. Meios de envolvimento dos RH no desempenho da organização. A política de formação.
- As Tecnologias de Informação e o Desempenho Organizacional
- OBJECTIVOS: Perceber de que forma as tecnologias de informação inferem no desempenho organizacional. A política de comunicação nas organizações de saúde. Debater a importância dos sistemas de informação como complemento da prestação de cuidados.
UNIDADE CURRICULAR 2 – TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
- A relação entre Sistema Organizacional e os sistemas de informação.
- O papel das tecnologias da informação e das aplicações informáticas nas actividades que lidam com informação.
- A segurança da informação:
- Riscos e ameaças para a segurança da informação.
- Medidas para proteger a informação:
UNIDADE CURRICULAR 3 – SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
- Percurso dos Sistemas de Informação na Saúde
- Sistema de Informação para Apoio à Actividade Médica
- Sistema de Informação para Apoio à Prática de Enfermagem
UNIDADE CURRICULAR 4 – INTEROPERABILIDADE/INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS
- Interoperabilidade: arquitecturas, protocolos, codificação, normas e ontologias.
- Metodologias de registo clínico.
- Integração, Difusão e Arquivo da Informação Médica.
- Interoperabilidade e apoio à decisão.
- Metodologia Problem Oriented Medical Record (POMR) e SOAP.
- Processo Clínico Electrónico (EMR vs EHR).
- Inteligência na integração de Sistemas.
UNIDADE CURRICULAR 5 – SISTEMAS DE BUSINESS INTELLIGENCE
- Tecnologias associadas aos Sistemas de Business Intelligence na perspectiva dos Sistemas de Informação para o suporte e optimização da Gestão e da Tomada de Decisão.
- Conceitos associados aos sistemas de Business Intelligence com base em tecnologias de recolha e de armazenamento de informação como as Bases de Dados e Data Warehouses, Processamento Analítico e Data Mining.
- Técnicas, modelos, metodologias, tecnologias e ferramentas de Data Mining e Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados.
- Descoberta de conhecimento atendendo a objectivos como a classificação, a segmentação, a análise de séries temporais e sequências de dados.
- Conceitos sobre Tomada de Decisão, Suporte Computacional, Modelação e Análise e Sistemas de Apoio à Decisão.
UNIDADE CURRICULAR 6 – GESTÃO POR PROCESSOS
- Entender as vantagens/benefícios de gerir uma organização por processos.
- Requisitos para a gestão por processos.
- Riscos na implementação da gestão por processos.
- Conceitos de mapeamento e modelação de processos.
- Ferramentas de análise dos processos do negócio.
- Técnicas para Monitorização dos Processos, a metodologia PDCA.
- Mapeamento e Modelação de Processos e o BPM (Business Process Management);
- A utilização de ferramentas informáticas na Modelação e Mapeamento de Processos.
UNIDADE CURRICULAR 7 – GESTÃO DE PROJECTOS
Este módulo fornece uma visão geral da gestão de projectos e das áreas de conhecimento associadas ao ciclo de vida de um projecto, apresentando as técnicas e ferramentas para gerir projectos de qualquer natureza.
- Conceitos de gestão de projectos.
- Entender o contexto da gestão de projectos dentro das organizações.
- Ciclo de vida do projecto.
- Iniciação.
- Planeamento.
- Execução.
- Ferramentas exploração e gestão de projectos.
UNIDADE CURRICULAR 8 – FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE PESSOAL
- Gestão do Tempo
- OBJECTIVOS: Compreender a relação que o tempo e a sua gestão têm com o nosso desempenho. Aprender a identificar as actividades com que ocupamos o nosso tempo, implementar ferramentas que nos permitem registar, monitorizar e analisar aquilo que fazemos, para saber onde estamos a utilizar o nosso valioso tempo.
- Folha de cálculo
- OBJECTIVOS: Seleccionar a informação pertinente para a criação de indicadores, gráficos, tabelas dinâmicas ou simplesmente listas, para avaliar ou analisar actividades, sectores, eventos ou pessoas é um dos pontos que não pode ser descorado, pois o que não é avaliado não pode melhorar.
- Processador de texto
- OBJECTIVOS: Criar documentos estruturados de fácil utilização e manutenção, transformá-los em modelos que podem ser reutilizados, para assim poupar tempo em futuras actividades.
- Modelação gráfica
- OBJECTIVOS: Criar panfletos, trípticos ou apresentações para serem utilizados no departamento ou nas mais diversas actividades.
UNIDADE CURRICULAR 9 - PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO DAS TÉCNOLOGIAS E DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A ÁREA DA SAÚDE E ÁREAS EMERGENTES
- Sistemas de Informação na Saúde numa perspectiva nacional.
- Tecnologias, SI e áreas emergentes.
UNIDADE CURRICULAR 10 – SISTEMAS DE QUALIDADE NA SÁUDE
- Conceitos e dimensões da Qualidade em Saúde.
- Abordagem aos Sistemas de Gestão da Qualidade (JCI, HQS, ISO e EFQM) utilizados no sector saúde.
- Indicadores da Qualidade. Importância das ferramentas de Business Inteligence.
- O papel das ferramentas informáticas no desenvolvimento da qualidade organizacional.
- Perspectivas da gestão do risco em saúde.
SEMINÁRIO 1
- Apresentação e exploração das principais aplicações informáticas existentes no mercado para a área da saúde.
SEMINÁRIO 2
- Apresentação e exploração de Ferramentas de apoio à Decisão.
Candidatura e selecção
Inscrição/candidatura até 25-02-2011
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.
Número de vagas
30
Carga horária
224 Horas
Duração e regime
O curso decorrerá de Março de 2011 a Fevereiro de 2012. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).
Documentação de candidatura
Curriculum Vitae em modelo Europass ;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura ;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, cartão de contribuinte;
2 Fotos tipo passe devidamente identificadas (não são aceites fotografias digitalizadas);
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.
Local(is) de realização
- Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA)