Conteúdo
Duração / Grau / ECTS
175 Horas / Pós-Graduação (Formação Especializada) / 26,5 ECTS
Coordenação do Curso
Maria Emília Ferreira
Marlene Rodrigues
Informações
Drª Diana Gonçalves - Ext. 2185
Horário
Sexta-Feira , das 18h às 22H
Sábado, das 9h às 13h.
Apresentação
A violência é uma dimensão presente nas sociedades actuais, quer seja na forma generalizada resultante de interacções comuns, quer se dirija a situações particulares praticada por agentes específicos. Desta, a violência doméstica, porque se exerce no espaço onde a afectividade o entendimento e solidariedade entre as partes seria o espectável, torna-se uma das formas mais aberrantes numa sociedade onde os direitos humanos e a dignidade humana deveriam constituir valores prioritários. Do entre marido e mulher não metas a colher até ao reconhecimento de crime público vai um tempo de conquistas legais na base das quais a sociedade e estado criam novas estratégias de intervenção e o pensamento colectivo se vai alterando.
Pensar o agir nestas problemáticas é por isso uma necessidade e simultaneamente uma estratégia de reforço, a que o Serviço Social e a Universidade Lusófona não são alheios. Esta formação é disso sinal no sentido da formação e sensibilização aos parceiros da acção, e à sociedade em geral.
Objectivos e Competências
• Aprofundar os conhecimentos dos formandos sobre a violência doméstica (conjugal e no idoso) tendo em conta a vítima, o agressor, e os contextos da mesma.
• Fornecer um conjunto de informações sobre os mecanismos e dispositivos legais e de intervenção existente em Portugal ao nível da violência doméstica (conjugal e no idoso)
• Capacitar para a intervenção através da aquisição de competências metodológicas, técnicas e éticas adequadas às especificidades desta intervenção.
Destinatários
Todos os profissionais e organizações, públicas e privadas, que directa ou indirectamente lidam com vítimas de violência doméstica (Assistentes Sociais, Psicólogas, Forças de Segurança Pública (GNR/PSP), Profissionais de Saúde, Advogados, Técnicos de Apoio à Vitima, Professores, Educadores, outros profissionais)
Avaliação
Trabalho individual para cada uma das Unidades Curriculares. Assiduidade e participação em sala de aula.